Portal Luis Nassif

   Agora em Março Gabriel Garcia Márquez  completará 85 anos de idade.

  Conhecido por Gabito, nasceu em 6 de março de 1927, na cidade de Aracataca, Colômbia.

  Em 1967 publica Cem anos de solidão, livro que narra a história da família Buendía na cidade fictícia de Macondo, desde sua fundação até a sétima geração. Este livro foi considerado um marco da literatura latino-americana e exemplo único do estilo a partir de então denominado "Realismo Fantástico".

   Cem Anos de Solidão” é a obra mais famosa do colombiano Gabriel García Márquez ganhador, em 1982, do Prêmio Nobel de Literatura. Escrita na década de 1960 e publicada em 1967, esta narrativa do gênero Realismo Fantástico conta a história dos Buendía, fundadores da mítica cidade de Macondo, condenados a “cem anos de solidão”.

Além da obra ser uma metáfora do isolamento e da esperança da América Latina, traduz-se ao longo da narrativa e, mais especificamente, na passagem “o coronel Aureliano Buendía promoveu 32 revoluções armadas e perdeu todas”, uma referência à impotência dos Homens.

    Macondo é uma alegoria da América Latina, tanto no que se refere ao aspecto do conformismo e imobilismo social, visto que o homem aceita passiva e alienadamente os fatos ocorridos, como quando a cidade é invadida e devastada pelos americanos mas o povo, apesar de incomodado, mantêm-se inerte aos fatos, quanto à característica de sociedade patriarcal, pois confere a José Arcádio Buendía a idealização e fundação da cidade, além de ter em sua figura admiração e respeito de todos.

Exibições: 82

Comentário de Marco Antônio Nogueira em 4 março 2012 às 19:54

IVONE,

Bem lembrado.

Grande Gabito!

Abraço,

Marco Antônio

Comentário de Remisson Aniceto em 10 março 2014 às 13:06

Muito boa lembrança. Abraço e boa semana, Ivone.

Remisson - www.remisson.com.br

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2017   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço