Gilberto Tinetti nasceu em São Paulo em 6 de abril de 1932  e comemora, ao longo de 2012, seus 80 anos. Foi aluno da célebre Magdalena Tagliaferro em Paris. Frequentou os cursos de interpretação de Alfred Cortot. Após vencer o Concurso da Academia Internacional de Verão do Mozarteum de Salzburgo, Áustria, em 1959, alçou carreira internacional e realizou a primeira audição em Paris do Concerto nº 4 para piano e orquestra de Villa-Lobos.

 

 

 

 

Sobre Villa-Lobos: "ele é extraordinariamente genial. Quando se fala em compositores brasileiros, é Villa-Lobos antes de mais nada. É um som único que você ouve dois minutos e já sabe que é ele”.

 

Dono de uma das mais brilhantes e respeitadas biografias da música clássica brasileira Tinetti é reconhecido e celebrado pela atuação como concertista, camerista e recitalista; como professor de uma geração de pianistas brasileiros e também como difusor da música para piano com seu programa “Pianíssimo”, há 25 anos no ar na Rádio Cultura FM de São Paulo.

 

Um grandioso concerto realizado dia 23 de maio de 2012, com a Orquestra do Theatro São Pedro, na capital paulista, celebrou o aniversário e a carreira do grande pianista, professor e divulgador do piano brasileiro – Gilberto Tinetti.

 

 

 

 

 

 

************

Fonte: Portal Cultura Brasil / Jornal Estadão

************

Exibições: 74

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço