Um dia sem uso para reflexão sobre os US$ 500 milhões de faturamento anual da indústria das drogas

 

Amanhã, domingo, organizações não governamentais promoverão o “Pause Drugs”, ou seja, um dia de pausa de consumo para desfalcar o patrimônio do crime organizado. Trata-se, na verdade, de uma interessante provocação endereçada às organizações criminosas que exploram o tráfico ilegal de drogas.

A proposta é de abstenção, por um dia, e reflexão sobre os ganhos vultosos obtidos pelas organizações criminosas que se dedicam ao narcotráfico.

A reflexão recairá num mercado criminal que movimenta US$ 500 milhões por ano. Movimento igual ao Produto Interno Bruto (PIB) de 40 países.

Como as Nações Unidas promovem amanhã a XXIII Jornada Mundial Sem Drogas, a comunidade terapêutica Saman (www.saman.it) e a European Action on Drugs (www.ead.eu) colocaram no Youtube um vídeo da campanha Pause Drugs, com duração de menos de três minutos.

Para o presidente da Saman, Achille Saetti,  os jovens devem ser informados sobre o mercado das drogas: “Nos últimos dois anos, usaram cocaína 3,2% da população entre 15 e 34 anos de idade”.

Outro dado conhecido é que, no ano de  2010, cerca de 150 milhões de pessoas consumiram algum tipo de droga proibida.

Com a reflexão e conscientização, esperam os organizadores, num futuro próximo, desfalcar o  “bolso” das internacionais criminosas: “A meta é afetar o fluxo de capitais do narcotráfico que é utilizado para alimentar as organizações criminosas, com todas as suas conseqüências sobre fenômenos conexos. Por exemplo, contrabando de armas, violações de direitos humanos, guerras, ditaduras etc”, explica o presidente da Saman.


–Wálter Fanganiello Maierovitch–

 

http://maierovitch.blog.terra.com.br/2011/06/25/greve-de-uso-um-dia...

Exibições: 33

Comentário de Nina em 26 junho 2011 às 13:33
Hahaha! A ideia é boa, mas também sou a favor da sustentabilidade nesse caso.

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço