O Titulo é alarmista? Sensacionalista? Provocativo? Pois a possibilidade que ocorra uma guerra entre Brasil e Itália é próxima de zero. Muito menos uma guerra nuclear. O Brasil não conta com armas deste tipo, não domina sua tecnologia, e nossa constituição proíbe sua fabricação. A Itália é proibida pela Agencia Internacional de Energia Atômica, a produzir, fazer testes e deixá-las passar em seu território.

 

Quando escrevi o texto - Itália declara Guerra ao Brasil – o fiz de forma despretensiosa me valendo de um fato real de grande repercussão na mídia mundial, que é o caso Battisti, sem me ater a questões de mérito ou de geopolítica mundial, usando uma linguagem jornalística e nominado uma agencia noticiosa (ADL – Amigos das Letras).

 

Publiquei-o em apenas dois sites; CMI e Recanto das Letras e sua repercussão se deu quando o texto foi espalhado pela internet, primeiro em sites de notícias e depois por fóruns e blogs.

 

Alertei no principio e no fim do texto que se tratava de uma ficção e muitas pessoas assim entenderam. Outras acreditaram que a noticia era verdadeira, ou que a matéria era irresponsável por provocar alarmismo e medo.

 

Algumas conclusões podem ser tiradas da experiência:

 

1 – A Internet é uma terra de ninguém, onde as informações circulam a vontade, e onde é difícil se saber o que é ficção e o que é verdade.

 

2 – A pessoas em geral, lêem e interpretam noticias de forma afoita e com vícios de lógica.

 

3 – Os lixos e porcarias virtuais (noticias ruins, fatos degradantes, aberrações, pornografia, etc., prosperam com mais rapidez e força do que as informações de qualidade, instrutivas, saudáveis.

 

4 – Mostra a fragilidade de uma sociedade desprovida de valores, ávida por desgraça e fácil de ser manipulada pela rede mundial de comunicação.

 

5 – Mostra a importância de se aprender nas escolas, não só a ler, mas a interpretar textos e avaliá-los dentro do contexto da realidade.

 

Vivemos o paradoxo da sociedade de enorme avanço tecnológico, mas pobre em critérios e valores, que absorve de forma seletiva e massificada a enorme massa de dados que circulam pelos meios de comunicação. Uma sociedade que paradoxalmente se encaminha para a cegueira e retardamento intelectual, na medida em que abre mão de sua humanidade e do pensamento independente, acatando de forma temerária as teses e doutrinas de correntes de pensamento e de especialistas de plantão.

 

Saber ler com critério, saber avaliar com independência, saber elaborar pensamentos sofisticados e mais adequados a esta realidade em constante mutação, é um dos maiores desafios das novas gerações, que  tem a missão de levar adiante a marcha da evolução.

 

João Drummond

 

 

Exibições: 201

Comentário de JOSE AMAURI DANTAS em 19 junho 2011 às 20:33
Quem dizia na campanha que a Dilma uma vez eleita se desembarcasse nos Estados Unidos seria presa na mesma hora, provavelmente não encontrará nenhuma dificuldade para criar notícias desse tipo.

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2020   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço