Portal Luis Nassif

GUSTAVO DUDAMEL PISA NO TOMATE. ARTIGO DE ALI HASSAN AYACHE NO BLOG DE ÓPERA E BALLET.

O que é isso Dudamel? Dudamel é um famoso regente venezuelano, já comandou os melhores grupos musicais e tem o título de diretor artístico em um monte de orquestras pelo mundo afora. Quando rege mostra emoção e sensibilidade musical e suas vastas madeixas saltitam por todos os lados. O regente é cria e propaga o El Sistema venezuelano pelo mundo afora. Lembro que a criação do mesmo ocorreu há 39 anos e vem antes do chavismo. Sua estrela mor é Gustavo Dudamel e a Orquestra Simon Bolívar. Ambos estiveram ano passado no Brasil e mostraram grande qualidade na musical
O artista Dudamel pode ter qualidades artísticas fora do comum, o cidadão Dudamel pisou no tomate, no dia 12 de fevereiro enquanto estudantes eram mortos em protestos na Venezuela ele fazia um concerto como se nada acontecesse. Como se seu país vivesse na mais tranquila serenidade.
Revoltada a pianista venezuelana Gabriela Montero soltou o verbo em uma rede social e o criticou publicamente: " Ontem ( dia 12 de Fevereiro) enquanto dezenas de milhares de manifestantes pacíficos expressavam sua frustração, dor e desespero com situação de caos cívico, moral, econômico e humano da Venezuela e enquanto milícias armadas governamentais, a Guarda Nacional e a polícia atacaram, mataram, feriram, prenderam e eliminaram várias vítimas inocentes, Gustavo Dudamel e Christian Vazquez regeram a orquestra num concerto celebrando o Dia da Juventude e os 39 anos do Sistema. Tocaram enquanto seu povo era massacrado."
O regente adora um afago do governo venezuelano, regeu até no funeral de Hugo Chaves. Ele deve estar mais preocupado com a Sala Dudamel, promessa do atual presidente Maduro, uma sala de concertos que leva seu nome a ser construída em sua cidade natal e projetada pelo arquiteto francês Frank Gehry. Tudo lindo e grandioso e bancado pelo governo.
Artista bom não faz só arte, artista bom é aquele que vê a realidade de seu povo e quando esse é massacrado toma posição e não fica só pensando em mamar nas tetas do Estado. O bom senso manda que em momento delicado como esse se cancele o concerto, fazer vista grossa e fingir que nada acontece é fugir da responsabilidade. Não se exige de nenhum artista uma posição firme contra esse ou aquele e sim um mínimo de consciência política. Dudamel já provou que é um grande regente, como cidadão deixa a desejar e parece concordar com a matança de seus conterrâneos.

Ali Hassan Ayache

Exibições: 39

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2017   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço