"Haja carnaval ou não", "Eu vou cantar" com "Pandeiro ou não"

Pedro Caetano, Francisco Alves e Claudionor Cruz

 

 

O compositor Pedro Caetano relata no seu livro - “54 anos de Música Popular Brasileira: o que fiz, o que vi” -, o nascedouro de algumas músicas suas, com o parceiro Claudionor Cruz, em plena Segunda Guerra Mundial. Segundo ele o comentário geral era que não existia clima para acontecer as tradicionais folias de momo em decorrência da crise financeira e do baixo astral da sociedade como um todo.

 

 

A imprensa solicitava o empenho dos artistas em geral e, em especial, dos compositores no sentido de criarem músicas visando que uma das mais populares festas do Brasil não passasse em brancas nuvens.

 

 

Pedro Caetano e Claudionor Cruz (um dos seus parceiros mais constantes) brindaram o carnaval, em plena Segunda Guerra Mundial, com duas sugestivas composições que foram gravadas pelo grande Francisco Alves.

 

 

 

Eu brinco [Com pandeiro ou sem pandeiro]” (Pedro Caetano/Claudionar Cruz) # Francisco Alves. Disco Odeon (12404-A), 1943 (gravação) / 1944 (lançamento).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Haja carnaval ou não [Eu vou cantar]” (Pedro Caetano/Claudionor Cruz) # Francisco Alves. Disco Odeon (12550-A), 1944 (gravação) / 1945 (lançamento).

 

 

 

 

 

 

 

Fontes:

 

- CAETANO, Pedro. 54 Anos de Música Popular Brasileira – o que fiz, o que vi; Prefácio de José Ramos Tinhorão. – Rio de Janeiro: Ed. Palhas, 2ª edição ilustrada e ampliada, 1988.

- Dicionário Cravo Albin da MPB.

- Foto montagem (Laura Macedo).

- Página no Facebook - “Francisco Alves - Uma Época da Música Brasileira”.

- YouTube (Canais: “SenhorDaVoz” / “Adilson Flávio Santos”).

 

Exibições: 202

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço