Hervé Cordovil, Isaura Gracia e o "Pé de Manacá"

O que motivou esta postagem foram algumas fotos publicadas no “Grupo Arquivo Confraria do Chiado/Facebook”, pelo confrade Miguel Bragioni. Fã dois artistas - Hervé Cordovil e Isaura Garcia - pensei: Isso dá um post!!

O mineiro Hervé Cordovil (1914-1979) foi um pianista, regente e compositor de grande versatilidade durante mais de cinco décadas de carreira. Apesar de ter sido desmotivado por Eduardo Souto, diretor da Casa Edison, a quem mostrou suas primeiras músicas, também foi eclético nas parcerias, compondo com um super time de compositores da época, como Noel Rosa, Orestes Barbosa, Lamartine Babo, Almirante, Adoniran Barbosa, Luiz Gonzaga, Nássara, Luiz Peixoto, entre outros. (Saiba mais AQUI).

Isaura Garcia ao contrário do "poetinha" Vinicius de Moraes que adorava diminutivos, ela ficava brava quando a chamavam de "Isaurinha", tornando seu sotaque paulistano do Brás, divisa com a Moca, ainda mais acentuado. O slogan de "A Personalíssima" foi dado pelo apresentador Blota Júnior, pela sua originalidade que lhe permitiu destaque nacional, alcançado, naquela época apenas por cantoras do Rio de Janeiro. (Saiba mais AQUI).

O clássico baião “Pé de manacá”, de Hervé Cordovil e sua prima Mariza Pinto Coelho, era bastante cantado por ele e a cantora Isaura Garcia nos programas da Rádio Record de São Paulo.

Segundo o pesquisador Samuel Machado Filho (canal YouTube), Hervé e Isaurinhaviajaram ao Rio de Janeiro para gravar a música na RCA Victor, que não tinha estúdio em São Paulo. Hervé fez a orquestração e a regência e ninguém queria fazer o dueto com Isaurinha. Aí o próprio Hervé o fez”. Confiram no vídeo abaixo.

Pé de manacá” (Hervê Cordovil/Mariza Pinto Coelho) # Isaura Garcia/Hervé Cordovil. Disco RCA Victor (80.0686-A) / Matriz (S-092695). Gravação (22/06/1950) / Lançamento (setembro/1950).

 

************

Fontes:

- Fotos / Selo do disco e capa da partitura: Miguel Bragioni. Demais fotos acervo pessoal/internet.

- Fotomontagem: Laura Macedo.

- Posts publicados no meu Blog no Portal Luis Nassif.

- Site YouTube - Canal: “Marcelo Maldonado”.

************

Exibições: 296

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço