A Rainha Beatrix, dos Países-Baixos, acaba de anunciar nesta segunda-feira a sua abdicação ao trono, sem determinar a data exata, que deve ocorrer no verão europeu. Coroada em 30 de abril de 1980, Beatrix conta com enorme prestígio junto aos seus súditos, e teve grande projeção internacional. 

Além de representar o Estado holandês em incontáveis viagens internacionais, ela também abriu oportunidades para as empresas de seu país pelo mundo, incluindo o Brasil, que visitou mais de uma vez. Ela própria era considerada uma mulher de negócios, sendo grande acionista da Shell e outras empresas, e uma das mulheres mais ricas do planeta. 

Seu herdeiro será o atual Príncipe Willem-Alexander Claus George Ferndinand, Príncipe de Oranje, casado com a argentina Maxima Zorreguieta, que terá o título de Rainha. Ele será o primeiro Rei depois de uma sequência de três soberanas mulheres. Seu casamento com a atual princesa Maxima foi criticado na ocasião por ela ser filha de um ex-ministro do regime militar ditatorial na Argentina. A família da noiva não pode comparecer ao casamento, em Amsterdã, desaconselhada pelo protocolo da Casa de Oranje.

A Monarquia é um sistema bem aceito nos Países-Baixos, em boa parte graças à classe e moderação com que a Rainha Beatrix fez-se respeitar. Mesmo assim, progressivamente os poderes do Rei (ou Rainha)  foram sendo reduzidos pelo Parlamento, e hoje são quase puramente simbólicos. Willem-Alexander (Guilherme-Alexandre) terá papel praticamente nulo na escolha dos futuros primeiro-ministros, por exemplo. 

A população esperava o afastamento da sua Rainha, mas seu curto pronunciamento em rede de TV neste dia 28 de janeiro deixou muita gente emocionada, com sentimentos de gratidão e saudade. 

Exibições: 147

Comentário de Luiz Antonio em 29 janeiro 2013 às 13:59

Que coisa mais anacrônica.

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço