Portal Luis Nassif

IGUARIAS DA TERRA BRASIL - CAMARÃO COM SALADINHA , E PIMENTA PARA ESQUENTAR!


DEDICADO À LUZETE E MARIZE,
UM POST CONDIMENTADO, PORÉM BONITO DE SE VER , COMO O SUL DA TERRA BRASIL!


PARA RECHEAR O ACARAJÉ , OU ATÉ MESMO PARA TIRAR UM GOSTO, VAI MUITO BEM ESSE ACOMPANHAMENTO , COMPLETO E DE PREPARO SIMPLES. UTILIZA-SE INGREDIENTES FÁCEIS DE ACHAR EM FEIRAS E MERCADOS.
MUITO COMUNS NOS TABULEIROS DAS BAIANAS E EM TODO EVENTO QUE ENVOLVE O ACARAJÉ, O CAMARÃO SECO, A SALADINHA VINAGRETE E O MOLHO DE PIMENTA À MODA , SÃO DELICIOSOS COMPLEMENTOS ATÉ PARA OUTROS PRATOS DE FRUTOS DO MAR. ESQUENTAR A COMIDA, SIGNIFICA
O QUANTO VAI DE PIMENTA PARA ACOMPANHAR. PORTANTO , CUIDADO SE VOCÊ QUISER COMIDA QUENTE, VIU?


VOCÊ VAI PRECISAR:

100 grs de pimenta dedo de moça ou de cheiro (que é mais suave), lavada sem os cabos

Camarões de preferência , cinza, lavados em sumo de 1 limão e escorridos, em torno de 1 kg.
Deverão estar inteiros.


1 col de sobremesa rasa de azeite de dendê, para regar a saladinha ,


4 col.de sopa de azeite de oliva e 1 col de sobremesa (rasa) de vinagre pata o molho vinagrete e 1 lata pequena de Azeite de oliva para o molho de pimenta

Tomates meio verdes, fatiados bem finos

Coentro bem picadinho

Cebolinha verde em rodelas bem finas

Salsinha verde bem picadinha

2 cebolas médias fatiadas finas para a saladinha e 1 cebola média ralada, sem o caldo para a pimenta em conserva

2 dentes de alho bem espremidos para a saladinha e 1 dente iinteiro descascado para a conserva de pimenta inteira


Nos tempos antigos, os alimentos perecíveis como carnes e peixes, eram salgados para conservação por meses até mais de 1 ano, pois o sal, além de moeda de troca na antiguidade, conservava os alimentos, por não existir geladeira nem freezer

Camarão seco
-Lave os camarões,deixando-os inteiros, passe no sumo de limão por 15 minutos, e escorra-os bem até estarem sem caldo. Espalhe-os em um refratário ou uma assadeira , polvilhe com sal em quantidade razoavel, tipo 1 colher de sopa rasa, acrescente 1 folha de louro picada e leve ao forno até que esteja sequinho . Vá virando de vez em quando com um garfo, pois durante o processo, vai se desprender água, que secará e deixará o camarão cozido. Coloque após a secagem no forno, dentro de uma peneira larga ou em um pano de algodão,aberto, cobrindo com outro pano, no sol por 7 dias, recolhendo antes do anoitecer e repetindo o processo somente de dia.
Dica> em dias mais frios, aconselho repetir o processo após o forno, por 10 dias. Após finalizar a secagem, caso não vá utilizar de imediato, embale , tire o ar e leve ao freezer ou ao congelador.
Em média , a validade é de 6 meses.

Pra utilizá-los , mergulhe-os e água quente por 10 minutos, escorra bem e passe-os em azeite de oliva quente até ficarem meio dourados.
Dica > se quiser retire os camarões e aproveite esse azeite para preparar a saladinha. Ele estará aromatizado pelo camarão.


Saladinha vinagrete
-Coloque o azeite de oliva, em uma panela acrescente o alho e quando começar à dourar, despeje sobre a cebola e o tomate , em um outro recipiente, fora do fogo, acrescente os temperos verdes bem picadinhos e misture com um garfo, levemente.Tampe por 10 minutos, acrescente o vinagre e sal à gosto, agitando o recipiente, procurando não mexer muito.

Molho de Pimenta e Conserva de pimenta inteira
-Lave as pimentas e passe-as em água e vinagre por 15 min e torne a lavar. Escorra bem.
-Coloque o Azeite de oliva, metade da lata pequena e a cebola para esquentar e acrescente as pimentas inteira ou batidas no liquidificador, com a aguardente.
-Coloque o dente de alho inteiro,1 folha de louro cortada ao meio e deixe cozinhar mais 10 minutos. -Acrescente o restante da lata de azeite , sal à gosto e retire do fogo.

Dicas> para guardar o molho de pimenta batido, por mais ou menos 2 anos, acrescente uma colher de chá de aguardente sobre o mesmo e mantenha tampado na geladeira. Já para a conserva de pimenta inteira, manda a tradição de família, que seja acrescentado à conserva montada, mais 1 colher de sopa de aguardente, nada de sal e enterrar por 10 dias. Ao desenterrar acrescente mais azeite, e mantenha em local fresco ou na gaveta de legumes da geladeira.

Camarões após descongelados e refogados


Fontes >COMBINARTE BAHIA E Cia- RJ
CULINÁRIA FAMILIAR

PRÓXIMOS POST's : O ALUÁ E O MANJAR, AMBOS DOS DEUSES

Exibições: 2056

Comentário de Antonio Barbosa Filho em 1 novembro 2009 às 9:27
Nham, nham, nham......
Comentário de Marise em 1 novembro 2009 às 11:16
Fiquei com agua na boca, vendo esta maravilha.Ainda vou fazer esta receita.
Um beijão
Comentário de Cafu em 3 novembro 2009 às 13:13
Que delícia! Recheando um acarajé, então, nem me fale! Fiquei que nem a Marise: com água na boca.
Beijos.
Comentário de luzete em 3 novembro 2009 às 14:53
achei bem facinha a receita de camarão seco!
vixinossassenhora!
mas brigada pela dedicatória e amei as receitas mas, sobretudo, teu capricho, como toda boa cozinheira. parabéns carmen.

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2018   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço