Jacob do Bandolim, Raras Gravações ao Vivo



O Sarau dos 10 mil do Portal Luis Nassif ocorrido em maio de 2010, na cidade do Rio de Janeiro, oportunizou o encontro com o Nassif e amigos do Portal, regado a papos interessantíssimos e excelente música. Como num passe de mágica a relação virtual transformou-se em real.

Após o sarau ficamos (eu e a turma do teatro de revista) mais uma semana, na cidade maravilhosa, aprofundando nossas pesquisas, principalmente na Biblioteca Nacional e Museu da Imagem e do Som (MIS).

O MIS é o guardião do acervo de Jacob do Bandolim, inclusive do seu Bandolim (foto abaixo).


Foto: Laura Macedo



Foi lá no MIS que comprei o CD “Sem Jacob, Com Jacob” (capa no início do post), com 13 gravações suas e de Pixinguinha, Ernesto Nazareth, Antônio Sapateiro, Joventino Maciel, Claudionor Cruz/Pedro Caetano, Jacques Durand e Cartola.

Essas gravações foram feitas na sua residência, em Jacarepaguá, acompanhadas por grandes músicos da época...

No encarte do CD a Presidente do MIS, à época, Marília Trindade Barbosa diz que o “acervo de Jacob não tem preço”. Ela está coberta de razão.

No encarte ainda consta um excelente, porém longo, texto de Hermínio Bello de Carvalho o qual reproduzirei de forma fragmentada.


“– ‘Gravar? Não, não pode!’

E todos obedeciam, porque seu gênio irascível não admitia contestação. Daí serem raros os registros seus ao vivo, à exceção do álbum-duplo de seu concerto ao lado de Elizeth Cardoso, Zimbo Trio e o Época de Ouro, em 1968. (...)

Jacob do Bandolim não foi apenas o maior ‘chorão’ do Brasil, depois de Pixinguinha. Era uma referência do choro, da forma de executá-lo, e também uma permanente ligação de modernidade, rica de invenções, que o tornou modelo para qualquer músico que, executando o bandolim, nele aplica o fraseado inimitável, a forma de palhetar as cordas, as inflexões que se tornaram a marca registrada de Jacob.

As rodas de choro que promovia em sua casa de Jacarepaguá só ele as gravava para seu próprio acervo, e de forma rudimentar, destruindo depois a maior parte delas. Se uma ou outra gravação ‘pirata’ sobreviveu nas mãos de um amigo, fez parte de um premeditado descuido ou uma benevolente concessão.

A prova está aí, nessa compilação de Jacob tocando ao vivo, em fitas preservadas por sua família, e uma, em particular, presenteada a ele por mim. Iguais às célebres cartas de Mário de Andrade, cujo consentimento para publicá-las ele não deixou explicitado, e hoje se constituem num acervo literário ainda impossível de ser avaliado em sua importância, essas gravações são, parafraseando Vill-Lobos, ‘cartas escritas à posteridade’, sons enviados aos seus jovens seguidores que jamais tiveram a oportunidade de conviver com sua mágica arte”. (...).


Das treze faixas do Cd selecionei seis. Todas são excelentes.





“Sim”

 



“Entrevista Jacob X Cartola




 
"Fita Meus Olhos


 


“Confidências


 



“Luzia no Frevo”


 

"Noites Cariocas"



 



Fico feliz em socializar com vocês estas Raras Gravações de Jacob do Bandolim ao Vivo.






Exibições: 739

Comentário de lucianohortencio em 22 maio 2014 às 9:56

Comentário de lucianohortencio em 22 maio 2014 às 9:57

Comentário de lucianohortencio em 22 maio 2014 às 10:00

Comentário de lucianohortencio em 22 maio 2014 às 10:02

Comentário de lucianohortencio em 22 maio 2014 às 10:03

Parabéns pelo excelente Post, amiga Laura!

Abraço do luciano

Comentário de Laura Macedo em 22 maio 2014 às 20:57

Amigo Luciano,

Pena que na época do Sarau dos 10.000 (2010) você ainda não participava do Portal Luis Nassif, pois teria sido ótimo conhecê-lo pessoalmente. Outras oportunidade virão, não é mesmo? Uma coisa é certa: Na minha próxima ida à Fortaleza vamos agendar um encontro para trocarmos figurinhas musicais ao vivo e a cores. Outra coisa, quero conhecer o Nirez e seu acervo fantástico e conto com você nesse sentido. Combinado?

Grata pelos excelentes vídeos.

Grande abraço da amiga Laura.

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço