João Silva vai ao encontro do Rei do Baião

 

João Silva


*16/8/1935 - Arcoverde (PE)

+ 6/12/2013 - Recife (PE)

 

 

 

O compositor João Leocádio da Silva, João Silva, 78 anos, pernambucano de Arcoverde e um dos grandes parceiros de Luiz Gonzaga, foi encontrado morto (hoje, 6 de dezembro de 2013), em seu apartamento no bairro de Boa Viagem. A provável causa foi um infarto. Fonte aqui.

 

 

 

Em 2009 fiz um post onde revelo, até então, meu desconhecimento sobre a importância de João Silva para a música nordestina/brasileira. Veja aqui.

 

 

 

João Silva bateu o recorde de composições feitas em parceria com o Rei do Baião, totalizando 64. Confesso que até agosto de 2009 eu desconhecia a dimensão da obra (64 composições) da dupla e acredito que muitos também. João Silva residiu por 48 anos na periferia do Rio de Janeiro, fez carreira, formou família, conheceu, produziu e foi parceiro de Luiz Gonzaga em muitas músicas de sucesso, como “Danado de bom”, “Pagode russo”, “Sanfoninha choradeira”, ”Meu Araripe”, “Sequei os olhos”, “Cidadão sertanejo” e “Forró de Ouricuri”.

 

 

 

 

João Silva tem sua história retratada no filme documentário "Recordações Nordestinas - A História de João Silva", a ser lançado em breve, direção de Deborah Brennard Mendes e produção executiva de Mariana Brennard Fortes, que objetiva perpetuar a musicalidade nordestina para o Brasil e o mundo e divulgar esse grande parceiro de Luiz Gonzaga. Fonte aqui.

 

 

 

 

 

Alguns dos sucessos de João Silva com o Rei do Baião

 

 

 

Danado de bom” (João Silva/Luiz Gonzaga)

 

 

 

 

 

 

 

 

Pagode Russo” (João Silva/Luiz Gonzaga).

 

 

 

 

 

 

 

 

Sanfoninha choradeira” (João Silva/Luiz Gonzaga).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

João Silva e o parceiro Luiz Gonzaga (a esquerda) e (a direita) João Silva de braços abertos para abraçar o parceiro e amigo, em outra dimensão.

Exibições: 120

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço