João Gilberto na Down Beat Magazine

João Gilberto está novamente entre os melhores do mundo na Revista Down Beat. Em 2007 e 2008, o Brasil emplacou dois cantores entre os cinco melhores do mundo na votação dos leitores: João Gilberto e Ithamara Koorax.

Na lista das melhores cantoras, encontramos também a brasileira Luciana Souza.

2007


2008


Wes Montgomery


Na edição de fevereiro (2009), comemorando os 75 anos da revista considerada a Bíblia do Jazz, foram eleitos 75 mestres da guitarra (e do violão) no jazz & blues. João Gilberto está lá, mas como listas são sempre injustas sabemos que outros brasileiros mereciam também o destaque. Senti falta de Toninho Horta, mas deixo a palavra para os especialistas no assunto.






A lista

Al Di Meola
Albert King
Ali Farka Touré
Allan Holdsworth
B.B. King
Barney Kessel
Ben Monder
Bill Frisell
Billy Bauer
Bireli Lagrene
Bucky Pizzarelli
Buddy Guy
Carl Kress
Charlie Byrd
Charlie Christian
Charlie Hunter
Chet Atkins
Derek Bailey
Django Reinhardt
Earl Klugh
Eddie Condon
Eddie Durham
Eddie Lang
Frank Gambale
Frank Zappa
Freddie Green
George Benson
George Van Eps
Grant Green
Herb Ellis
Howard Alden
James Blood Ulmer
Jeff Beck
Jim Hall
Jimi Hendrix
Jimmy Bruno
Jimmy Raney
João Gilberto
Joe Pass
John Abercrombie
John Lee Hooker
John McLaughlin
John Scofield
Johnny Smith
Kenny Burrell
Kurt Rosenwinkel
Larry Carlton
Larry Coryell
Lee Ritenour
Les Paul
Lionel Loueke
Lonnie Johnson
Marc Ribot
Martin Taylor
Mike Stern
Muddy Waters
Nels Cline
Oscar Moore
Paco de Lucia
Pat Martino
Pat Metheny
Peter Bernstein
Ralph Towner
Robert Johnson
Russell Malone
Sister Rosetta Tharpe
Sonny Sharrock
Stanley Jordan
Steve Cropper
T-Bone Walker
Tal Farlow
Terje Rypdal
Tiny Grimes
Vernon Reid
Wes Montgomery

*******

Aquarela do Brasil

Exibições: 201

Comentário de Mauricio Machado em 31 janeiro 2009 às 19:16
Helô, na lista das great singers eu ainda acrescentaria: a novíssima e jovenzinha Renne Olstead (como grande promessa), Lisa Bassenge, e ainda com louvor a portuguesa - sim portuguesa - Sonia Tavares que tem participação especial no disco Cinema do Rodrigo Leão (ex Madredeus) que é espetacular (o cd como um todo e as interpretações dela ) e vale uma busca. Faltou lembrarem de nossa Rosa Passos...
Comentário de Elianne Diz- Laura Diz em 1 fevereiro 2009 às 1:45
Hel^, Luciana Souza é paulistaaaaaaaaaaaaaaaaaa
veja aqui:
http://books.google.com.br/books?id=amN9wQijxewC&pg=PA135&lpg=PA135&dq=luciana+souza+nasceu&source=bl&ots=DghkBJsMQr&sig=9kf3ZBjBs9oKODQfx9zx4zJ2Zcc&hl=pt-BR&sa=X&oi=book_result&resnum=5&ct=result
eu já a conhecia, o Jorge Pontual falou nela.
Corrija ai :)
e me diga o que houve com nosso amigo, aquele que escreve e pinta lá em sampa. Não encontrei o blog dele hj aqui.
Aqui não dá pra falr, eu sei...
bj LauraDiz
Comentário de Mauricio Machado em 1 fevereiro 2009 às 2:50
Luciana é super paulista. Filha do Walter (falecido no ano passado) e Teresa Souza. Mantiveram por muitos anos o selo de música instrumental Som da Gente. E Walter foi, junto com Caetano Zamma e outros, produtor do histórico show do João Gilberto no Carnegie Hall. Ela, Luciana, está há anos nos EUA e casada hoje com músico e arranjador ex-marido da Jonni Mitchell, salvo engano.
Comentário de Helô em 1 fevereiro 2009 às 10:54
Queridos Maurício e Laura
O foco do post era, na verdade, João Gilberto entre os 75 melhores da última edição da Down Beat. Resolvi acrescentar sua premiação como cantor em edições passadas da revista e descobri que Ithamara, amiga aqui do Portal, estava também entre os cinco primeiros. Tudo bem, concordo com vocês que a Luciana deveria ter sido citada, mas na correria esqueci de destacá-la no post, o que não significa que não a valorize. Muito pelo contrário, na minha página principal do Portal a 8ª música, "Pra que discutir com madame", é uma deliciosa gravação da cantora.

Laura, assim como você, também descobri a Luciana através do Jorge Pontual e num belo domingo de sol de fevereiro de 2007, citei a música "Suas mãos" em um post no Banana&Etc (veja aqui) Ainda em 2007, encantada com as fotos de Ricardo Zerrenner, fiz um pequeno vídeo para o YouTube com Luciana cantando "Chega de Saudade" (aqui).

Mauricio, obrigada pelas indicações das 3 cantoras que eu não conhecia. A Sonia Tavares no disco do Rodrigo Leão mexeu mais comigo. Que interpretação! Sobre Rosa Passos, concordo com você que ela merecia também estar entre as melhores, mas como falei acima listas são sempre injustas. Veja na parte dos guitarristas a injustiça que cometeram omitindo Eric Clapton e o brasileiro Toninho Horta (na minha opinião, é claro).
Lembro-me de ter lido no blog do Nassif e no Loronix (minha Bíblia musical) a morte do Walter Santos.

Bem, minha distração e omissão do nome da Luciana até que foi boa. Lá no blog, muita gente falou e aqui os amigos também alertaram-me, o que significa que ela está sendo lembrada. A gente bem sabe que boa parte da população jamais ouviu falar das nossas brilhantes cantoras que fazem mais sucesso lá fora do aqui no nosso querido Brasil.

Beijos aos dois e um ótimo domingo.
Comentário de Elianne Diz- Laura Diz em 1 fevereiro 2009 às 11:51
Helô, a gente se distrai muito na net, eu cometo erros de português, coisas tolas- vivo fazendo tudo às pressas e muitas coisas ao mesmo tempo.
POis é, o blog do Pontual é mto bom por isso tb, assim como as dicas da Lucia Guimarães, que eu via, agora estou sem SKY.
bjs e bom domingo para vc tb,
Laura
PS: eu conheço o Littera- ele mandava por e-mail antes, sempre te citava. Gosta mto de vc.
Comentário de Mauricio Machado em 1 fevereiro 2009 às 15:17
Concordo Helo. E a Luciana foi listada mas não estava entre as 5, quero lembrar...então você afinal não deixou de mencioná-la...só não destacou pois seu foco era outro. Aproveite minhas indicações. Realmente a Sonia em "Cinema" é espetacular...e o que dizer de Betty Gibons (Portshead)...se bem que aí vamos para o pop...Abraços.

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço