Nordestina da gema, sempre apreciei o trabalho do Rei do Baião Luiz Gonzaga e seus parceiros, Humberto Teixeira e Zé Dantas.

O que me surpreendeu nesta semana ao ler no suplemento de cultura do Jornal Meio Norte (20/08/09), foi a existência de outro parceiro, João Leocádio da Silva, para mim totalmente desconhecido. A reportagem cita sucessos da dupla como, "Danado de Bom", "Não Deixe a Tonga Voar", "Pagode Russo", entre outros.

Lembrei do livro, "Gonzaguinha e Gonzagão: Uma História Brasileira, de Regina Echeverria, presenteado por meu grande amigo José Elias Arêa Leão e que estava na estante (departamento dos livros em fila de espera para leitura) e, num insight, pensei: vou conferir a discografia do Gonzagão. E não é que fiquei de queixo caído!

Primeiro fui marcando com grafite cada parceria da dupla Luiz Gonzaga / João Silva. Como eram muitas, resolvi fazer uma lista a parte. Resultado: encontrei cinquenta e três composições da dupla gravadas (e as não gravadas?) e mais dezesseis do João Silva com outros parceiros como, Pedro Maranguape, Zé Mocó, Rangel, Severino e Dominguinhos, todas gravadas pelo Gonzagão e também por Dominguinhos, Trio Nordestino, Elba Ramalho e Ney Matogrosso.

Como é que pode um compositor da envergadura de João Silva, hoje com 73 anos, sertanejo da cidade de Arcoverde (PE) ficar tanto tempo no anonimato?


Felizmente agora ele será tema de um documentário - "Recordações Nordestinas - A História de João Silva", direção de Deborah Brennard Mendes e produção executiva de Mariana Brennard Fortes, que objetiva perpetuar a musicalidade nordestina para o Brasil e o mundo e divulgar um grande parceiro e produtor de Luiz Gonzaga.

Segundo o Jornal Meio Norte, além dos depoimentos de João Silva foram realizadas entrevistas com personagens que contribuíram de forma significativa para montagem do mosaico da vida do compositor como, Joquinha Gonzaga, Chiquinha Gonzaga, Mundica (cozinheira de Gonzagão), Onildo Almeida (Feira de Caruaru), Dominguinhos, o Reizado de Caraíbas, o Coco de Arcoverde, Elba Ramalho, o piauiense João Cláudio Moreno, entre outros.

Agora é só esperar e conferir.

Mas no momento podemos conferir os videos abaixo com sucessos da dupla.

"Pagode Russo", de Luiz Gonzaga e João Silva.

 

Essa música tem uma historinha interessante. Foi escrita a partir de uma visão que João Silva e Luiz Gonzaga tiveram em Copacabana.
Eles bebiam em uma barraca na praia, quando surgiram dois turistas soviéticos, com roupas que a dupla achou engraçadas. A partir daí, começaram a fazer brincadeiras com a cultura dos cossacos. "Vem cá cossaco, cossaco dança agora/ Na dança do cossaco, não fica cossaco fora/ Parecia até um frevo naquele cai não cai", dizem os versos.


"Danado de Bom", de Luiz Gonzaga e João Silva.

 

************

Exibições: 664

Comentário de Laura Macedo em 24 agosto 2009 às 22:00
Simone,
Como a cultura brasileira é riquíssima! E como tem artistas talentosos no esquecimento.
Um grande beijo.

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço