Joel Nascimento nasceu no dia 13 de outubro de 1937, no subúrbio da Penha. Na adolescência, foi estudar piano, e, logo depois, acordeom. Aos 18, Joel ingressou no Conservatório Brasileiro de Música, e lá permaneceu por alguns anos, até que foi acometido por uma osteoclerose, que lhe deixou surdo do ouvido esquerdo. Como ele já trabalhava, largou a música. Mais tarde, quando ele já passava dos trinta anos, voltou a tocar, agora cavaquinho, e a freqüentar rodas de choro.
Um dia, ganhou um bandolim de presente. Joel foi tocando cada vez mais, conciliando a vida de músico amador com o emprego de técnico em radiologia. Somente em 1974, ele começou a atuar como bandolinista profissional, já demonstrando enorme talento.
Ainda na década de 1970, Joel foi solista da Camerata Carioca, um dos grupos mais importantes da história recente do Choro. Além de Joel Nascimento, a Camerata Carioca tinha Celsinho Silva no pandeiro, Luciana Rabello no cavaquinho, e Luiz Otávio Braga, Maurício Carrilho e Raphael Rabello nos violões.
Joel Nascimento ainda vive na Penha, com a simplicidade e a grandiosidade de um homem sábio.
O LP O Pássaro, segundo da carreira de Joel Nascimento já mostrava a qualidade de Joel Nascimento como intérprete e compositor.
Acompanham Joel, Dino, no Violão de 7 Cordas, Jorginho, no pandeiro, Moacyr Silva, no sax, e Copinha e Jorginho nas flautas e flautins.
Algumas faixas.
“O Pássaro” (Joel Nascimento)
“Não sei porque” (Joel Nascimento)
“Bares da cidade” (Joel Nascimento / Paulo César Pinheiro)
“A felicidade” (Tom Jobim)
“Somente saudade” (Joel Nascimento)
************
Fonte: Site Vinil Livre
************
Valquiria,
O universo musical é inesgotável, felizmente.
Beijos.
Comentar
© 2019 Criado por Luis Nassif.
Ativado por
Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!
Entrar em Portal Luis Nassif