K-Ximbinho - "Saudades de um Clarinete"

 

 

No time dos grandes compositores / instrumentistas do “Choro”, destaca-se K-Ximbinho (1917-1980), que começou a compor / tocar em sua terra natal, Taipú (RN), e amadureceu sua arte no Rio de Janeiro.

Hoje, 26 de junho de 2011 completa-se 31 anos de sua morte. K-Ximbinho tinha 63 anos de idade e acabara de gravar um disco que não chegou a ver a edição pronta. Até mesmo por causa de sua morte, o álbum intitulado “Saudades de um Clarinete” (Estúdio Eldorado) teve seu lançamento adiado para o ano seguinte, 1981.

Neste disco K-Ximbinho conta com o auxílio luxuoso dos instrumentistas: Zé Bodega (sax / clarinete), Edson Antônio Maria (piano), Bituca (bateria), Antônio Augusto V. Botelho de Magalhães (baixo), Neco (cavaquinho), Damazio Baptista de Souza Filho (violão), Rafhael Rabello (violão 7 cordas), Jorginho (pandeiro), Jesse Sadoc Alves do Nascimento (trombone).

 

E mais: Quinteto de Sax composto por Dulcilando Pereira, Alberto Vianna Goncalves, Ademir Gomes, Clovis Timoteo Guimaraes, Helcio Jardim Brenha (quinteto de sax), Carlos Seabra Rato (flauta), Eros Martins de Melo (oboe) e o Quinteto Villa-Lobos composto por: Carlos Seabra Rato (flauta), Paulo Sergio dos Santos (clarinete),Carlos Gomes de Oliveira (trompa), Eros Martins de Melo (oboé), Airton Barbosa (fagote). Um baita time!!

 

Curtam algumas faixas do excelente disco “Saudades de um Clarinete” (todas as 12 composições são de K-Ximbinho).


“Ternura”

 

 

 

 

"Velhos Companheiros"

 

 

 

 

"Autoplagio"

 

 

 

 

"Catita"

 

 

 

 

A faixa abaixo não é deste disco. Mas é um dos mais belos choros de K-Ximbinho.


“Sonoroso” (K-Ximbinho / Del Loro) # Zé da Velha.


K-XIMBINHO: SAUDADES DO SEU CLARINETE...

Exibições: 626

Comentário de Gregório Macedo em 27 junho 2011 às 1:08

Clarinete é o máximo. Vou torcer para conseguir um cd com o som de K-ximbinho. Que coisa linda o Sonoroso! (Aí, claro, não tem o clarinete, mas a flauta mágica do Altamiro).

Beijos.

 

Comentário de Laura Macedo em 29 junho 2011 às 2:09

O Nassif deu destaque a este post no seu blog, e como os amigos Luzete, Cafu, Edson Joanni, Gregório e 300discos ARRASARAM nos comentários, deixo AQUI o link para quem não viu LÁ veja CÁ :))

Super beijo a todos.

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço