Leia o manifesto das cooperativas de reciclagem de lixo de São Paulo


Carta Aberta a População de São Paulo
Caro cidadão,


Nós, catadores e parceiros integrantes do Grupo de Trabalho da Coleta Seletiva Solidária da cidade de São Paulo e apoiadores, abaixo assinados, que lutamos pela construção de uma Política Pública de coleta seletiva inclusiva, que integre os catadores (as) e suas organizações como protagonistas do processo de reciclagem em nossa cidade, queremos informar publicamente a situação de descaso que vem sendo tratados os catadores e a coleta seletiva na cidade de São Paulo, por parte do Governo Municipal.

Exemplo disto é a maneira morosa e desinteressada com que vem sendo encaminhados os processos de utilização dos recursos do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento), destinados, desde 2008, pelo Governo Federal à implantação de dez galpões equipados, com a finalidade de fortalecer a coleta seletiva solidária com inclusão dos catadores em nossa cidade.

O uso destes recursos foram exaustivamente discutido entre os representantes dos grupos de catadores e seus parceiros e o poder público ( Prefeitura de São Paulo, Ministério das Cidades, Caixa Econômica Federal e Câmara Municipal ), indicando áreas e constituindo legalmente novas cooperativas de catadores, dentre os grupos que atuam na coleta seletiva, para dar andamento neste processo, assim como os recursos do Crédito de Carbono, pelos mesmos motivos.

Porém, passados vários anos, continuamos sem condições de trabalho, sem estrutura adequada, convivendo com o desperdício de materiais recicláveis, vivendo na informalidade, sem o apoio oficial da Prefeitura, enfim em situação de abandono, motivado pela ineficiência, excesso de burocracia e total falta de vontade política.

Não é possível que o exercício da cidadania aceite a situação calamitosa a que vive hoje a cidade de São Paulo, onde são produzidos diariamente, cerca de 15 mil toneladas de resíduos sólidos e menos de 1% desses são reciclados pelo sistema oficial.

Conclamamos todos a externar sua indignação diante dessa situação, exigindo atuação mais efetiva, mandando e-mails para a Prefeitura e Câmara Municipal, apresentando reclamação no SAC ( sistema de atendimento ao cidadão ), pelo telefone 156 e por outras instancias de participação popular.

Convidamos a todos para participarem da reunião sobre as questões do PAC para a ampliação da coleta seletiva, dia 05/04/2010 (segunda-feira) às 10hs:30min., na Câmara Municipal de São Paulo, no quinto andar.

Maiores informações: René Ivo – 9913-1820
Claudenir – 7215-8087
Neilton – 8671-8634
Organização de catadores, parceiros e apoiadores que assinam:
Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos
Movimento em Defesa do Favelado
Instituto GEA
Cooper-Recifavela
Cooperpac
Coopercose
Coopergaia
Coopel
Coreji
Coopercaam
Coopercral
Reciclacity
Reciclapirituba
Nova Esperança
Recilando esperança
Cooperativa Chico Mendes

Exibições: 115

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço