"O criador de uma das guitarras mais tradicionais do mundo e da gravação multicanal (denominada overdubbing) faleceu nesta quarta-feira (12/08) em Nova York, aos 94 anos, devido a complicações de uma pneumonia. Les Paul é o criador de uma das primeiras guitarras com corpo de madeira sólido, batizada com o seu nome. O modelo Les Paul foi eternizado nas mãos de gênios da música como Jimmy Page, Joe Perry, Adrian Smith, Peter Frampton, Gary Moore, Paul McCartney, Jeff Beck, Eric Clapton, George Harrison, Phil Campbell, Slash, Pete Townshend, Zakk Wylde, Noel Gallagher, David Gilmour, Dave Grohl, Kirk Hammett, Mark Knopfler, entre outros".
Fonte: Overdubbing



Recentemente, comentei com amigos aqui da comunidade que Les Paul, mesmo aos 93 anos de idade, se apresentava uma vez por semana no Iridium Jazz Club de Nova York. E lá, como vocês podem assistir no vídeo, divulgava a nossa música tocando Brazil, de Ary Barroso (veja os 70 anos de Aquarela do Brasil).

Les Paul | Iridium - 27/10/08


Em um disco gravado com Chet Atkins, outra lenda da guitarra, além de Brazil a dupla também interpreta Meditação, de Tom Jobim. Escute ainda o nosso Tico-Tico, de Zequinha de Abreu, interpretado por Les Paul e sua mulher Mary Ford.

Brazil | Les Paul e Chet Atkins


Meditação | Les Paul e Chet Atkins


Tico-Tico | Les Paul e Mary Ford



"O mundo perdeu um humano excepcional e verdadeiramente inovador hoje. Eu não consigo imaginar a vida sem Les Paul," disse Henry Juszkiewicz, Presidente e CEO da Gibson Guitar, em um anúncio. "Ele poderia entrar numa sala e por um sorriso na cara de todo mundo. O charme musical dele era extraordinário e sua técnica não foi igualada em lugar nenhum no mundo."

Paul está imortalizado no Rock and Roll Hall of Fame, no Grammy Hall of Fame, no Inventors Hall of fame e no Songwriters Hall of Fame. Ele deixa três filhos, uma filha, cinco netos e cinco bisnetos".

Fonte: Wihplash


Um documentário no YouTube





Exibições: 98

Comentário de Zé da China em 14 agosto 2009 às 0:28
Transposição de tristeza.
O sonho vai se acabando, amiga querida.
Comentário de Helô em 14 agosto 2009 às 0:47
Putz! Que som, Zezinho.
Mas o sonho só pode acabar quando a gente não estiver mais aqui.
Um acústico pra fazer contraponto.

Comentário de Zé da China em 14 agosto 2009 às 11:29
Dona Sabida,

Nos idos dos anos dourados um sujeito daqui, na famosa polêmica acústico x eletrificação, emepebista claro, disse que a guitarra era um híbrido de violão com cortador de grama, quaquá!
Intolerante mas engraçado! É o que vale, até o mau humor tem que ser engraçado.

Legal o contraponto, lição de vida, senhorita. Tem hora pra tudo, pra Hendrix, pra Baden Powell, pra Bach. Nossos estados de espírito são montanha-russa.
Salve salve.
Comentário de Helô em 15 agosto 2009 às 0:11
Brincadeira essa Lena...
Bitous? Aí é covardia, né?
Mas minha amiga, eu gosto do cavaquinho à viola de gamba (fala pro Zé que não é de gambá, haha).
Mais Bitous. A música que Lennon e Mc Cartney fizeram em minha homenagem. Helô Helô :)))
Comentário de Helô em 18 agosto 2009 às 4:23
Dois "Pauls"!
É demais para o meu coração, Lena.
Beijos.

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço