Consta da História que o grande intelectual baiano Rui Caetano Barbosa de Oliveira brilhou sobre todos os demais delegados à segunda Conferência Muncial da Paz, em Haia, na Holanda, em 1907. No seu retorno ao Rio de Janeiro foi aclamado por uma multidão, e a imprensa deu-lhe o título de "A Águia de Haia".
Aprendemos no primário que Rui Barbosa teria se dirigido à conferência (delegados dos 44 países então soberanos no planeta) e perguntado : "Em que língua os sres. querem que eu fale?" Só mesmo um gênio para desafiar tantos povos, os idiomas de toda a Terra!

Curioso, visitei a Corte Internacional de Haia (Den Haag, em holandês) e pude compulsar as atas publicadas e as anotações daquela célebre Assembléia. Foram três dias de pesquisa nos imensos volumes, mais a coleção de jornais, tudo muito gentilmente preparado pelo diretor da Biblioteca, que recebeu-me pessoalmente, e designou funcionários para me acompanhar e trazer-me o que eu solicitasse. Até cópias pude fazer, do que me interressava, ou seja, das interveções de Rui nos debates que se prolongaram por semanas.

(Devo esclarecer que para visitar aquela Biblioteca há que pedir por escrito, descrevendo um projeto de pesquisa. O diretor da instituição pensou que eu fosse descendente de Rui Barbosa, pelo sobrenome, e veio conversar comigo por isso também. Não fiz questão de esclarecê-lo a respeito).

Como esta história é um pouco longa, e apenas tem a ver com o título deste post, vou ao objetivo: o atual presidente do Brasil, sr. Luis Inácio Lula da Silva, acaba de ser aplaudido por seis vezes durante sua fala num importante conselho das Nações Unidas. Não se registra na História do Brasil uma aclamação igual a um representante do nosso país, salvo, talvez, algum artista ou cientista - jamais um político deste ou de outro século.
Lendo o discurso pronunciado por S. Excia. vamos encontrar uma peça oratória de rara oportunidade e clareza. Algo que ficará para a História, a do Brasil e a das Nações Unidas. Um momento de lucidez e de coragem, necessário ao mundo convulso de nossos dias.

Portanto, aceitando os reparos que os amigos possam fazer ao meu entusiasmo cívico, dou, modestamente, o título de Águia de Genebra (ou Genéve, como queiram) ao nosso conterrâneo, peão de fábrica, pernambucano, eleito e reeleito presidente do Brasil, sr. Luis Inácio Lula da Silva. Afinal, Rui foi aplaudido por delegados de apenas 44 países, e Lula por 160.

Exibições: 252

Comentário de Antonio Barbosa Filho em 22 junho 2009 às 19:20
Os vídeos com o discurso de Lula na OIT podem ser vistos no You Tube, basta procurar President Lula da Silva.
Comentário de Fernando Claro em 28 junho 2009 às 23:26
Caríssimo Antonio, tudo bem?

Poucas pessoas como você tem um sentimento de nação.

Fazer esta comparação corajosa e ao mesmo tempo meritória leva-nos a crer que LULA é o cara, com certeza!

Apaudo de pé sua iniciativa.

Saudações socialistas,

Fernando Claro.

Em tempo: Li um ótimo artigo do Laerte Braga. Lamentável a situação em Honduras.
Comentário de Jairo Borges da Cunha Junior em 4 julho 2009 às 19:46
Prezado Antonio, como vai?

Achei muito interessante esta pesquisa que você fez. Nosso Presidente com certeza é um líder, apesar do preconceito que sofre das elites deste País.

Um abração.

Jairo
Comentário de Márcia em 6 julho 2009 às 4:09
Olá Antônio,
realmente a elite brasileira, preconceituosa, é analfabeta política, manipulada(ora) e conservadora.

Com estas características sofrem atraso que, para entender os líderes que plantaram sementes de humildade e simplicidade, deveriam aprender e ter boa vontade em contribuir com o progresso defender a igualdade, em vários gêneros. Causa que trouxe reconhecimento de outros mestres, exemplo o GANDHI "aquele que não é capaz de governar a si mesmo, não será capaz de governar os outros", este conhecia a simplicidade.

O Lula é um grande sábio político da nossa era, ele sabe governar, um grande mestre que ficará para a história do nosso país. 'Alguns' não entendem, porque não têm interesse pelo seu povo.

Gde abç
Márcia
Comentário de Ana Paula Siqueira em 12 julho 2009 às 18:23
SENSACIONAL!!!
Comentário de Rogério do Nascimento em 21 julho 2009 às 18:00
Caro Antonio,
Não crítico teu entusiasmos cívico, pelo bem contrário acredito ser louvável, pois em não é muito fácil encontrar mais patriotas neste país tão poluído pela corrupção.
No entanto, tenho meus receios quanto ao governo Lula. Há de se assumir que tem feito algumas coisas benéficas para a massa popular de baixa renda; porém, sou cético quanto aos planos de apoio (bolsas isto ou aquilo) que este tem feito pelo país. Para mim, não basta este nosso presidente de esquerda ser tão aplaudido nos meandros dos conselhos internacionais por onde sobe ao palco; falta gerar a solidificação da economia Brasileira através de atos concretos (geração de condições ideais para aumento do emprego) que possibilitem nosso país entrar de vez no mercado intenacional não como promessa, mais sim como um país realmente capacitado em gerar produtos e serviços de interesse mútuos. Para tanto, há necessidade de revisão de nossa balança tributária; grande sepultadora de iniciativas de novos negócios.
Comentário de Charles Leonel Bakalarczyk em 23 julho 2009 às 13:26
Prezado Antônio:

Concordo contigo.

Porém, espero que a nossa Aguia de Genéve abra o olho com o Sarney.

Um abraço, Charles
Comentário de Ralf Rickli em 11 agosto 2009 às 11:57
Antonio - queria colocar aqui apenas um emoticon, algo como :-D , mas não conheço nenhum que dê o efeito de olhos molhados... Obrigado!

Quanto ao comentário de Charles Leonel, anterior ao meu: ora, amigo, águias realmente espertas são até mesmo capazes de deixar os ratos engordarem antes de consumi-los...
Comentário de Sandra Lucia Barsotti em 11 agosto 2009 às 14:47
Olá Antonio, não tenho reparo algum a fazer aos seus sentimentos. Tb tenho meus momentos de entusiasmo cívico, e olhe que costumam ser transbordantes. Parece que, por mensagens que recebo de amigos e conhecidos, que a maioria só gosta de ver o lado ruim das coisas, enfim, constato entristecida, que seria uma mania nacional ver o outro se dar mal. Lula será pra mim sempre um orgulho, jamais esquecerei seu valor, seu enfrentamento a toda sorte de preconceito, ao poder estabelecido, enfim, ele é o cara!!!!! Lembrando que não sou inocente perante a certas situações desastrosas de seu governo, mas este é o lado torto, e que deve ser criticado sim, porém jamais se perdendo a perspectiva de sua importância no cenário político brasileiro e internacional.
Um abraço,
Sandra.
Comentário de ana catarina morais habib em 12 agosto 2009 às 12:34
Rui Barbosa foi ,realmente um homem cultíssimo,sabia vários idiomas ,mas poucos brasileiros podiam entende-lo tal elevado nível de sue vocabulário.Nada contra.Porém o nosso presidente Lula poderia ser apenas mais uma estatística brasileira por ter sobrevivido ao primeiro ano de vida como acontece com muitos nordestinos.
Todos temos nosso lado de dentro e de fora ,em política há que sewr diplomático e eu desconheço maior diplomata que o nosso Presidente Luis Inácio Lula da Silva.Suo uma admiradora sem ressalvas.
Desafio à nossa"elite"pós graduada a chegar até aonde ele chegou.

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço