Mário Zan (Mário João Zandomeneghi)
* 09/10/1920 - Roncade - Veneto (Itália)
+ 09/11/2006 - São Paulo (SP)

Apesar de italiano, Mário Zan é um dos sanfoneiros mais importantes do Brasil.

 

Aos quatro anos de idade, veio com a família morar em Santa Adélia, no interior de São Paulo. Aos 12 anos, ele já era um virtuose do acordeom, e foi morar na cidade de São Paulo. Lá, aos 13 anos, iniciou sua carreira profissional, que durou mais de 70 anos.

 

Ele gravou 300 discos 78 rpm, 110 LPs e mais de 50 CDs. Ele foi autor de grandes sucessos, gravador por artistas como Roberto Carlos e Almir Sater. Sua música “Quarto centenário” feita em homenagem ao aniversário de São Paulo e vendeu 1 milhão de cópias, número maior do que a quantidade de vitrolas que existiam no país, e se transformou em um marco na discografia nacional.

 

Mário Zan é também o rei da festa junina. Até hoje ele vende dezenas de milhares de discos nos meses de maio, junho e julho. Além das mais de 30 composições juninas, Mário Zan gravou também as famosas marcações para quadrilha (que são discos em que o próprio Mário Zan gravou locuções vocais ensinando como se organiza uma quadrilha, e coordenando a dança do começo até o fim, enquanto debulha a sanfona).

 

Quanto a ser chamado de Rei da Quadrilha, ele mesmo não gostava, dizendo, com muito bom humor, que parecia coisa de mafioso. Se não era o Rei da Quadrilha, ele foi coroado, por ninguém menos do que Luiz Gonzaga, o Rei da Sanfona. Ele faleceu em 2006, mas continua presente enquanto existirem as festas de São João.

 

 

Confiram algumas faixas do LP Mário Zan – Limpa Banco

Limpa Banco” (Mário Zan)

Samba da Saudade” (Mário Zan / Ângelo Reali)

Falando de Amor” (Mário Zan)

“Quarto Centenário” ( Mário Zan / J M Alves)

Outro sucesso de Mário Zan – “Chalana

************

Fonte:
- Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira

Exibições: 211

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço