Portal Luis Nassif

Há exatamente um ano postei matéria sobre os 100 anos de uma das maiores e mais importantes cantoras líricas de toda a história da ópera -Magda Olivero. Em http://blogln.ning.com/profiles/blogs/magda-olivero-100-anos. E é muito melhor comemorar centenários quando o personagem está vivo, lúcido e com saúde. Pois Magda vai seguindo em frente sem fazer contas e sem dar muita bola para o tempo, com quem ela seguramente tem algum acordo secreto. 

Existem muitas cantoras cultuadas por operômanos de todos os gostos e gerações, mas apenas Magda Olivero (nascida Maria Maddalena em 25 de março de 1910) pode ostentar o título de cantora "cult", se é que existe isso em ópera. Seu estilo de "recitar cantando" -destacando o texto e a interpreteção, sem detrimento da partitura- fez de Magda uma cantora única na cena lírica e uma das maiores senão a maior intérprete do repertório verista.

Seu dia hoje está sendo cheio. Tem compromissos em programas da TV italiana e está sendo lembrada e homenageada em todo o mundo. Aqueles que, como eu, a viram cantar e sentiram sua fortíssima presença em cena podem se considerar privilegiados. Aos que se interessam por ópera, sobretudo os mais jovens, sugiro que conheçam melhor a arte dessa cantora sensacional.

abraços,

Henrique Marques Porto


Magda Olivero - "L'altra notte in fondo al mare", do Mefistofele, de Arrigo Boito.

Vídeo de 1976.

 


 

Exibições: 101

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2017   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço