Em Maluquices Musicais e Outros Poemas , José Santos apresenta rimas e adivinhas sobre o mundo da música. Nas páginas ilustradas pelo inspirado Guazzelli, surgem músicos muito originais tocando incríveis instrumentos, tudo embalado em versos e histórias que encantam e divertem.

Ao lado de personagens reais, como Chopin, Villa Lobos, Modesto de Assis e Mozart, surgem outros criados pelo poeta, como o pianista banguela, o teclado deslumbrado com a fama, o esqueleto tocador de harpa e muitos outros. Na base de tudo, o texto nos lembra, em ritmo e cadência, que poesia e música são antigas e eternas companheiras.


Sobre o autor e o ilustrador, amigos de longa data:


José Santos é mineiro, de um lugar que tem um nome lindo: Santana do deserto, município que floresceu com a cultura do café e que hoje reúne grande concentração de criadores de gado, terra de poucos habitantes, daquelas em que todos se conhecem pelo primeiro nome.


Guazzelli é gaúcho de Vacaria, uma cidade bem no sul do Brasil onde às vezes tem até neve. Uma terra doce, conhecida pela produção de maçãs, amoras, morangos e framboesas.
Os amigos se conheceram há 18 anos, quando Guazelli recebeu um prêmio de animação em Havana.

Dali em diante foram muitos encontros festivos que ficaram mais frequentes a partir do momento em que ambos viraram moradores da cidade de São Paulo.

O gaúcho desenha compulsivamente e fala bastante, o mineiro é mais silencioso, mas nem tanto. O que eles têm mesmo em comum? Espíritos inquietos e criatividade sem tamanho.


Sobre a Editora Peirópolis:


Criada em 1994 como unidade de sustentabilidade da Fundação Peirópolis – entidade sem fins lucrativos de interesse público federal –, a Editora Peirópolis tem como missão contribuir para a construção de um mundo mais solidário, justo e harmônico, publicando literatura que ofereça novas perspectivas para a compreensão do ser humano e do seu papel no planeta.

Suas linhas editoriais oferecem formas renovadas de trabalhar temas como ética, cidadania, pluralidade cultural, desenvolvimento social, ecologia e meio ambiente – por meio de uma visão transdisciplinar e integrada. Além disso, é pioneira em coleções dedicadas à literatura indígena, à mitologia africana e ao folclore brasileiro.


UMA ÓTIMA DICA DE PRESENTE PARA A CRIANÇADA E PARA OS ADULTOS, TAMBÉM. POR QUE NÃO?

************

Fontes:
Jornal Meio Norte (Teresina/Piauí), edição do dia 06/12/09.
Sites: "Resenhando" e "Galeria das Compras".

************

Exibições: 101

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço