Maria Bethânia - 65 anos da "Abelha Rainha"

 

 

Maria Bethânia Viana Teles Veloso, nascida em Santo Amaro da Purificação (BA), em 18 de junho de 1946, grande intérprete da MPB – a primeira cantora a atingir um milhão de cópias vendidas com o LP “Álibi”, em 1978 -, completa hoje (18/06/2011) 65 anos e merece todas as homenagens.

O relançamento de seus trabalhos pela gravadora Universal em duas caixas, que estarão nas lojas até o final de junho, integra o rol das homenagens.

As compilações reúnem suas gravações desde o início da carreira até o ano de 1995, ano em que a cantora mudou de gravadora.

São 28 discos, sendo que dois são de coletâneas que trazem raros registros da cantora em apresentações ao vivo ou em gravações com participações de outros artistas. Tematicamente eles estão separados na década de 1970 (a primeira caixa) e os anos de 1980 e 1990 (a segunda).

Dois discos que não estavam inclusos nos relançamentos esparsos que a gravadora havia feito da discografia da cantora estarão na caixa, são eles Quando o Carnaval Chegar (1972) e Doces Bárbaros (1976), com parceria de Gilberto Gil, Caetano Veloso e Gal Costa.


 



Desde quando surgiu cantando “Carcará” (João do Vale / José Cândido), no show “Opinião”, em plena ditadura, até os dias de hoje, muitas águas rolaram na carreira de Maria Bethânia transformando-a numa das melhores cantoras da geração moderna. 



 


Fiquem com um pouco de todo talento da nossa “Abelha Rainha”.

 

 

Pequena homenagem feita pela Globo News

 

 

 

 

 

Maria Bethânia e Paulinho da Viola cantam "Rosa Maria" de Eden Silva e Anibal Silva, para o Documentário Francês de 1969 "Saravah", de Pierre Barouh.

 

 

 

 

 

 

Maria Bethania dá um show de interpretação na música lindíssima – "Melodia Sentimental”, de Heitor Villa-Lobos / Dora Vasconcelos.

 

 

 

 

 

 

Maria Bethânia interpreta “Reconvexo”, de Caetano Veloso.

 

 

 

 

 

Exibições: 169

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço