Portal Luis Nassif

Melhor Idade,Terceira Idade ou Pior Idade ?

 O JN de segunda-feira,dia 5,colocou no ar uma matéria sobre o uso da bengala como a melhor solução para os idosos terem maior firmeza na locomoção,sem riscos de quedas.Os entrevistados eram pessoas de mais de 70 anos da classe média autêntica - nenhum idoso da plebe rude deste país !

 Os entrevistados moravam bem,se trajavam com elegância e se expressavam bem.Tudo bem.

 Este século,o século do politicamente correto ( e seus exageros ) ,começou a utilizar o termo Melhor Idade,um eufemismo que caia bem para os idosos com boa aposentadoria,casa própria,bom plano de saúde e que poderia frequentar academias caras e fazer boas viagens.Os pobres da Melhor Idade se recusaram a aderir a este termo fajuto do sistema midiático. Por quê ? Porque nenhum idoso do chamado baixo ou sub-proletariado não tinha nenhuma dessas regalias citadas.Pelo contrário,tinha que continuar  trabalhando,pois muitos desses trabalhadores só assinaram suas carteiras mais tarde,lá pelos seus 25 anos ou mais, e nunca tiveram acesso de ingressar no serviço público.Isto os que tinham saúde,quem não a tivesse teria de depender dos entes queridos .Os que conseguiam se  aposentar,ganhando reles reais, sofriam na fila da saúde publica para consultas ou aquisições de remédios,moravam em moradias distantes e insalubres e enfrentavam o desdém do ineficiente transporte público.Quando sofriam um AVC ,um câncer ficavam jogados em leitos dos hospitais públicos esperando a morte ou quando sobreviviam ficavam sós em suas casas porque cuidadores e cuidadoras eram - e ainda são - um serviço de luxo,caríssimo.

 Anos depois do escárnio da Melhor Idade, veio a Terceira Idade.Uma invencionice do sistema,já visando uma reforma da previdência,alegando que a longevidade não era empecilho para a labuta diária e que era estúpido chamar algum indivíduo de 65 ou 70 de idoso ,velho e ,portanto,incapaz para o trabalho.Depende,cara pálida !

 Um jornalista pode exercer sua função até os 85 anos,como muitos fizeram,como Vilas Boas Corrêa,que faleceu no ano passado, e grandes como Ricardo Boechat ,Jânios de Freitas,Sérgio Chapellen e tantos outros jornalistas experientes que estão na ativa e que,provavelmente,chegarão a idade do saudoso Vilas bem na ativa.

 Também há outras categorias em que os profissionais vão longe,como atores,diretores de teatro e cinema e escritores.

 E o trabalhador do campo ? Em suma, e os trabalhadores braçais e da indústria pesada,aguentam o tranco até os 60 ou 65 anos ? E um(a) motorista de ônibus consegue aguentar a neurose do trânsito e o barulho ensurdecedor do motor do ônibus em seus ouvidos até os 65 anos ? Será ?

 Um exemplo concreto de limitação de idade ,além das categorias já citadas acima, é a de garçom.Não é necessário pesquisar,o empírico ,as vezes,nos abaliza a nos dá um bom parâmetro.

 Um garçom de um restaurante ou bar movimentado,que tem ficar em pé de lá para cá segurando uma bandeja durante horas,de segunda a segunda,  atendendo clientes afoitos por cerveja e guloseimas raramente consegue exercer a sua função com o mesmo afinco após os 65 anos.Ou se aposenta ou dono do estabelecimento lhe manda embora.Por quê? 

Porque sua locomoção não é a mesma de quando tinha 20,30,40 ou 50 anos e os reflexos para os malabarismos com a bandeja  entre as mesas já são mais lentos.

 E ontem me vem o presidente das mesóclises,o que não emplacará em 2018,proferir uma análise sem sentido e contraditória sobre a reforma da previdência afirmando que os 65% que ganharão o salário mínimo na aposentadoria querem a reforma e os 25% que ganharão bem não a querem.

 Temer há muito está aposentado,todos sabem,e ganhando bem.

 E que me perdoem o pragmatismo,a frieza,envelhecer sem direito a uma saúde pública de qualidade,moradia digna e com uma aposentadoria ( e se conseguir se aposentar ) condizente para viver sem precisar de ajuda extra de filhos e netos , e sem ter o menor respeito da sociedade, é melhor ,como dizia o poeta,perecer antes .

 

Exibições: 95

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2017   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço