Meninos e meninas do Giral, em Glória do Goitá, aprendem a realizar vídeos e exercer sua cidadania

Enquanto isto, aqui em Glória do Goitá, Pernambuco, estou conhecendo o trabalho de cerca de 50 jovens do Giral

http://www.giral.org.br/#

Grupo de Informática, Comunicação e Ação Local, que tem um trabalho desde 2006 envolvendo os jovens desta cidade de cerca de 30 mil habitantes, sendo metade na zona rural. Os projetos desenvolvidos aqui viabilizam o acesso aos meios digitais, o desenvolvimento de práticas relacionadas ao audiovisual, como programas de rádio No Batente e A Voz da Mulher, veiculados todos os sábados, de 8 às 9 e 9 às 10 da manhã, na Rádio Goitacaz FM, respectivamente,
São mais de 20 vídeos produzidos relatando a realidade local, que são exibidos em espaços públicos sobre temas como os mestres dos saberes locais. Glória de Goitá é conhecida como o berço do mamulengo, como o Mestre Zé Lopes e Zé de Zina - tidos como os mais famosos.
Segundo, a jovem radialista e comunicadora, de 21 anos que se formou aqui no Giral nas artes audiovisuais, Vilma Nascimento, o mamulengo é uma das manifestações culturais como também o Cavalo Marinho - pelo mestre Zé de Bibi.
Quem tiver interesse em conhecer mais os trabalhos dos meninos e meninas do Giral pode acessar os vídeos no endereço
http://www.youtube.com/user/GiralVideos

Exibições: 114

Comentário de Cida Medeiros em 25 janeiro 2010 às 10:37
Daqui de Fortaleza, 34 graus à sombra, convido a todos a assistirem o documentário sobre as raspadeiras de mandioca em Glória do Goitá, Pernambuco, de onde vim, pelas andanças nestes 10 dias de viagem. Está na sessão de vídeos da comunidade.
Hoje vou conhecer o Banco Palmas, aqui em Fortaleza, no conjunto Palmeira.
----------------------------
Além de o vídeo dos meninos do Giral ser muito bem feito e mdstrar uma realidade não muito acessível aos do aqui chamado 'sul maravilha', foi realizado por jovens do Giral - uma associação que os reune para capacitação em vídeo, rádio e os demais meios de comunicação, como produção de documentários como este que são exibidos em praças públicas e no canal deles no youtube, como transmissão de programas na rádio comunitária de Glória.
Fui à rádio e participei de um programa noturno "Noite de Amor", apresentado pelo Jailson, 19 anos, e a Vanessa, 18. Mais de 20 cartas, muitas delas da zona rural, pedindo músicas e oferecendo a amigos, parentes e aos radialistas.
Estes meninos e meninas acreditam na informação como um direito.
http://www.youtube.com/user/GiralVideos
http://www.giral.org.br/
Aqui, as origens da educação destes jovens, o Serta.
http://escolasdereferencia.blogspot.com/
vale procurar por Abdalazis Moura, que tive o prazer de conhecer e ouvir um pouco da sua história, desde os tempos de dom Hélder. Muita bagagem e seriedade, que valeram o selo do Unicef, pois o seu trabalho está relacionado à permacultura, mas tem uma força grande entre os jovens de várias cidades da região.

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço