O migrante é aquele indivíduo que sai de sua terra natal a procura de novas oportunidades em outros recantos do país. E no Brasil é um fenômeno corriqueiro. Os exemplos dentro do Brasil são latentes.
Os nordestinos que "desceram" o país e ajudaram o desenvolvimento da região sudeste, principalmente o estado de São Paulo. No século passado ficaram famosos os "paus de arara" que transportaram milhares de brasileiros da região nordeste para o "sul maravilha".
Mas há também os sulistas juntamente com mineiros e capixabas que vieram para a amazônia desbravar a selva e povoar grandes áreas da região norte. Isso aconteceu nos anos 70 em que a ditadutura militar promoveu uma campanha para os brasileiros migrarem para essa região com o intuito de desafogar da grave crise social naquela época nos grandes centros urbanos nacionais. O lema era: "Integrar para não entregar".
Ecologicamente foi um tremendo desastre essa política de ocupação de terras amazônicas. Simplesmente o governo distribuia terras para os agricultores desmatarem e pasmem: ganhava-se prêmio quem conseguisse derrubar a maior área de floresta possível.
A luta hoje é para a preservação das áreas intactas de mata e consequentemente frear a derrubada de novas áreas para o plantio de soja e criação de gado. É uma luta difícil, pois o agronegócio e sua política da motosserra estão à espreita da floresta amazônica diuturnamente.
A migração persiste, mas de uma forma menos intensa devido a uma melhora nas condições econômicas no país. É tanto que a migração de nordestinos de volta à terra natal(região nordeste) é fato notório demonstrado pela imprensa. Isso reforça cada vez mais essa região e é tanto que cresce economicamente mais do que o Brasil.
Portanto, é da natureza humana a inquietação e a vontade de buscar novos horizontes em outros lugares. E isso faz com que brasileiros de todas as regiões conheçam o seu país e aproveitem as oportunidades presentes em todas as regiões do Brasil.

Exibições: 89

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2020   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço