MILAGROSAMENTE ARTISTAS LÍRICOS SE MANIFESTAM SOBRE CORTES DE VERBAS NA CULTURA. ARTIGO DE ALI HASSAN AYACHE NO BLOG DE ÓPERA & BALLET.


  Anos escrevendo nesse blog me ensinaram que artistas em geral e os da lírica não se manifestam quando os políticos aprontam. Já vi centenas de cortes de verbas, demissões, cancelamentos, adiamentos e tudo que vocês podem imaginar. Escrevi diversos artigos reclamando e os colegas líricos sequer curtiam minhas postagens. Raros foram aqueles que exprimiram seu apoio publicamente. Existe um medo enorme de represália por parte da direção dos teatros.
   Pela primeira vez, que eu me lembro é a primeira, os artistas começaram a se manifestar nas redes sociais e alguns foram até a avenida Paulista no último dia 07/04 reclamar do corte de verbas na área da cultura capitaneado pelo governo Dória. 
   Os cortes não me surpreenderam, já esperava a garfada, todos os novos governos o fazem querendo mostrar serviço. Dessa vez o governo estadual passou do limite levando os artistas a se manifestarem publicamente, pena que somente em casos extremos eles se expõe. Mantidos esses cortes muitas entidades e teatros fecharão as portas. Como prêmio de consolação Dória anuncia que manterá o Projeto Guri. 
   Publiquei um manifesto da ABRAOSC no último dia 05/04 e defendo aqui o fim desses cortes. Todos os projetos culturais devem ter suas verbas aumentadas.
   O único lugar onde a tesoura deve ser passada é na OSESP. A justificativa é fácil: Anos de elitização do público com ingressos caros para a maioria dos mortais, dispendiosas viagens ao exterior, esse ano foram à China, o alto salário pago a regente Marin Alsop e programação que afasta o público e feita para o gosto da direção. Motivos não faltam para uma chacoalhada na OSESP.
Ali Hassan Ayache

Exibições: 18

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço