Portal Luis Nassif

MST se despede de Itamar Franco e lembra esforços do ex-presidente pela Reforma Agrária

Correio do Brasil

Itamar

O Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) divulgou, nesta segunda-feira, uma nota de despedida ao líder Itamar Franco, na qual faz justiça aos esforços do ex-presidente pela justiça no campo. Intitulada Itamar ajudou o MST nas batalhas mais duras pela Reforma Agrária e assinada por João Pedro Stedile, coordenador nacional do Movimento, a mensagem lembra que “Itamar Franco tinha compromisso com a Reforma Agrária e “afeto, respeito e admiração” pelo MST, como manifestou em carta em 2007″.

Leia, na íntegra, o documento

Itamar ajudou o MST nas batalhas mais duras pela Reforma Agrária

A Coordenação Nacional do MST lamenta a morte do presidente da República e governador de Minas Gerais, Itamar Franco, no sábado. Itamar Franco tinha compromisso com a Reforma Agrária e “afeto, respeito e admiração” pelo MST, como manifestou em carta em 2007.

Ele se orgulhava de ter sido o primeiro presidente da República a ter recebido o MST no Palácio do Planalto.

Itamar completou 81 anos no último dia 28 de junho. Ele assumiu a Presidência após a renúncia de Fernando Collor de Mello e governou o Estado de Minas Gerais entre 1999 e 2003.

“Orgulho-me de nunca ter cumprido nenhuma liminar de reintegração de posse (quando governador de Minas Gerais)”, disse Itamar Franco, em carta ao 5º Congresso do MST em 2007.

O presidente morreu em decorrência de um acidente vascular cerebral na manhã de anteontem. Itamar estava internado desde o dia 21 de maio no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, quando foi diagnosticado com leucemia.

Abaixo, leia a mensagem do integrante da Coordenação Nacional do MST João Pedro Stedile à família e amigos de ex-presidente Itamar Franco.

Carta do MST à família de Itamar Franco

Estimados familiares do nosso querido Itamar Franco, infelizmente, a vida tem seu ciclo natural e perdemos nosso querido Itamar. Em nome do MST, manifestamos nossos pesares. Nossa base tem um carinho especial por Itamar Franco.

Mais do que um homem público irretocável, comprometido com a causa pública, com o povo brasileiro, ele sempre nos atendeu com carinho e amizade.

Tinha uma sensibilidade social enorme e sempre nos apoiou, mesmo nas batalhas mais duras, enfrentando enormes interesses na questão da Reforma Agrária.

Sentiremos muito sua falta, mas temos nele sempre um exemplo de homem público, de ser humano solidário e humilde.

Um forte abraço,
Joao Pedro Stedile
Coordenação Nacional do MST

•••••••••••••••••••

Manifesto do MST em homenagem a Itamar Franco

Itamar Franco, amigo de hoje e sempre

4 de julho de 2011

O presidente Itamar Franco foi convidado para participar do 5° Congresso do MST, realizado em junho de 2007, em Brasília.

Itamar não pôde participar, por problemas pessoais, mas enviou uma carta aos 18 mil trabalhadores acampados e assentados, que participavam da atividade.

“Reafirmo meu compromisso com a defesa irrestrita da Reforma Agrária, como condição para democratizar a concentrada estrutura fundiária, como condição de distribuição de riqueza, de geração de renda, de trabalho, de diminuição da violência e de preservação do meio ambiente”, escreveu Itamar.

O presidente morreu em decorrência de um acidente vascular cerebral na manhã de anteontem. Itamar estava internado desde o dia 21 de maio no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, quando foi diagnosticado com leucemia.

Itamar completou 81 anos no último dia 28 de junho. Ele assumiu a Presidência após a renúncia de Fernando Collor de Mello e governou o Estado de Minas Gerais entre 1999 e 2003.

Abaixo, leia a carta do ex-presidente Itamar Franco ao MST.

Do amigo de hoje e sempre

Parabenizo o Movimento dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais Sem Terra pela realização do 5° Congresso Nacional.

Manifesto meu afeto, respeito e admiração pela existência de uma democrática, legitima e autônoma organização representante dos trabalhadores e trabalhadoras rurais do nosso país. “Oxalá” que em nosso meio, a exemplo de vocês, eclodissem inúmeros, diversos movimentos sociais comprometidos com a organização e com o elevar do nível de consciência do povo Brasileiro.

Reafirmo meu compromisso com a defesa irrestrita da Reforma Agrária, como condição para democratizar a concentrada estrutura fundiária, como condição de distribuição de riqueza, de geração de renda, de trabalho, de diminuição da violência e de preservação do meio ambiente.

Orgulho-me de ter sido o primeiro presidente da República a receber o MST no Palácio da Alvorada.

Orgulho-me de, como Governador do Estado de Minas Gerais, termos juntos combatido a privatização de setores estratégicos como a usina hidrelétrica de  FURNAS e a Central Elétrica de Minas Gerais (CEMIG). Em Minas, em nossa gestão, não privatizamos as estradas e nenhum mineiro nunca pagou pedágio para trafegar em nossas rodovias.

Orgulho-me de, em minha gestão, nunca ter comprido nenhuma liminar de reintegração de posse contra aqueles que nada mais querem a não ser um pedaço de terra para o digno trabalho.

Mesmo quando o então presidente da república determinou que o exército invadisse nosso estado para enfrentar o MST que se encontrava na sua fazenda. Em respeito à autonomia dos estados federativos solicitei que o exército não adentrasse o solo mineiro, porque com os sem terra tenho diálogo e respeito.

Determinei e cunhei a frase junto aos meus comandados da polícia militar “Reforma Agrária no meu governo não é caso de policia, mas de política”.

Como vocês, somo-me à justa trincheira da construção e defesa de um projeto nacional, democrático e soberano, que garanta o desenvolvimento, emprego e valorização do trabalho e que efetivamente melhore as condições de vida da nossa gente.

Parabéns MST, contem comigo,

Do amigo de hoje e sempre,

Itamar Franco
Belo Horizonte 13 de Junho do ano de 2007.

http://correiodobrasil.com.br/mst-se-despede-de-itamar-franco-e-lem...

http://correiodobrasil.com.br/mst-se-despede-de-itamar-franco-e-lem...

Exibições: 32

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço