Mudança conceitual e de redação no tópico: OS MODELOS CONCENTRADOR E DISTRIBUTIVISTA...

Reeditei há poucos minutos o artigo acima mencionado para corrigir erros conceintuais e de redação. Ao deletar o texto antigo, lamentavelmente perdi os comentários de: Anarquista Lúcida, Hermeneuta e Cristovam. Apreciaria recuperá-los.

Exibições: 50

Comentário de Flavio Tavares de Lyra em 14 janeiro 2010 às 16:38
Caro Cristovão: No meu modesto entendimento a Humanidade estará sempre em movimento. O capitalismo, ao contrário do que defendem seus intelectuais, não se trata de uma ordem natural, mas terá seu fim do mesmo modo que teve seu começo. O mesmo aplica-se ao nosso Brasil. O futuro sempre será uma grande incógnita. Marx dizia que o Homem faz a História, mas nas condições dadas pelo passado, portanto o que vai acontecer no futuro depende do que façamos agora, mas condicionado pelo contexto em que temos vivido.
Hegemonia é um conceito criado por Gramsci para explicar o poder que determinadas forças sociais tem de conduzir o processo de desenvolvimento das sociedades humanas. O chamado Lulismo é atualmente hegemònico no Brasil, mas suas bases ideológicas e políticas são frágeis, de modo que essa hegemonia pode ser superada no futuro. Meu desejo é que as forças à esquerda do espectro político construam uma hegemonia cada vez mais sólida, de modo a que se caminhe para a construção de uma sociedade cada vez mais igualitária e mais democrática.
Não sou adepto desse conceito de estado ético, pois parece-me algo estático, como se pudesse haver um fim para a História. O estado ético de Hegel era o estado capitalista alemão, com seus vieses aristocráticos, suas desigualdades sociais e suas restrições à liberdade individual. Estado que facilmente chegou ao Nazismo.
Agradeço os elogios mas, sem qualquer falsa modéstia, considero-me apenas um esforçado crítico da sociedade em que vivemos por acreditar que o mundo poderá ser diferente e melhor do que atualmente.

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço