Portal Luis Nassif

Muito além do Cidadão Kane - Documentário censurado sobre a Rede Globo

Postagem publicada originalmente no meu blog


O conteúdo completo do documentário Muito além do Cidadão Kane (Beyond Citizen Kane), do diretor britânico Simon Hartog está no Youtube. Informações detalhadas sobre o filme vocês encontram no Wikipedia. No Brasil, ele nunca veio a público, por conta da censura da "justiça". Mas a internet, como sempre, corrige os equívocos da nossa proto-justiça e disponibiliza para todos o acesso ao material. Fiz questão de baixar os vídeos a fim de evitar que eles fossem censurados também no próprio Youtube, e se perdessem novamente. Baixei os quatro vídeos e converti todos eles para o formato DIVX. Extraída de gravações em VHS, a qualidade da imagem é ruim. Por vezes há uma leve defesagem entre vídeo e áudio, mas nada que impeça que se acompanhe o relato. Os obstáculos são menores se comparados à importância do conteúdo apresentado. De um feita o diretor Hartog expressou o estranhamento diante do fato de nunca .... É mesmo de se estranhar!

O documentário em si tem um caráter histórico e reconstitui o contexto em que surgiu a Rede Globo. Em verdade, o vídeo não traz nada de novo para quem se preocupou em entender a história recente do nosso país. Mas é um documento forte e contundente, visto que reune imagens e depoimentos de personalidades que fizeram parte da história da Globo. Essas pessoas atestam o caráter pouco democrático da conduta e da coordenação executiva da emissora. Tudo começa com a conivência com o regime militar, passando pela tentativa de golpe nas eleições do Rio, contra Brizola (Paulo Henrique Amorim comenta o episódio num blog dedicado a armaze...), até a intervenção em favor de Collor nas eleições de 89 -- o filme, a propósito, é de 1993. A vassalagem rende à TV Globo vantagens que lhe permitem atingir o status de que hoje goza, às custas, é claro, de instituições democráticas como a liberdade, pluralidade de idéias, etc. O documentário, apesar desse caráter abrangente, precisa ser visto sobretudo por aqueles que ainda desconhecem o verdadeiro perfil da emissora (tão evidente para os baianos, que sempre estiveram à sombra das manipulações grosseiras da TV Bahia, que, evidentemente, aparece em destaque no documentário).

Abaixo os links para as quatro partes do documentário no Youtube:

Muito além do Cidadão Kane - Parte 1
Muito além do Cidadão Kane - Parte 2
Muito além do Cidadão Kane - Parte 3
Muito além do Cidadão Kane - Parte 4

Aqui o vídeo reunido para download num único arquivo RAR de 398,6 Mb. No entanto, para armazená-lo no Rapidshare precisei dividi-lo em 3 partes que não são independentes, portanto, é preciso baixar as três partes e só então descompactá-lo.

Muito além do Cidadão Kane - Parte 1 (190 Mb)
Muito além do Cidadão Kane - Parte 2 (190 Mb)
Muito além do Cidadão Kane - Parte 3 (4,7 Mb)

***
É um sentimento paranóico esse que me leva a baixar tudo que me interessa. Mas ele não é totalmente descolado da realidade. Li recentemente, e penso em escrever a respeito, um post sobre a arqueologia digital. A Era Digital embora tenha democratizado o acesso a alguns meios de produção, é refém da efemeridade tecnológica e essa contingência ameaça a memória do nosso tempo. Nesse caso, prefiro confiar no meu modo de armazenamento do que no arbítrio dos que administram servidores não-sei-onde. Assim sendo, amanhã mesmo atualizo o post sobre a entrevista do juiz Fausto De Sanctis, oferecendo os links para download da entrevista.

Exibições: 563

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2017   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço