Portal Luis Nassif



Leio no blog de Rodolfo Valverde, no JB, sobre a estreia da edição 2010 da Série Música nas Igrejas e do Circuito BNDES, marcando o lançamento do portal Musica Brasilis, dirigido pela Rosana Lanzelotte, cravista e doutora em informática. (08-04-10)


Hoje, na Revista Digital de "O Globo", Rosana fala sobre o portal:


“Está entrando no ar o portal Musica Brasilis, um dos únicos onde se pode encontrar as obras brasileiras prontas para a execução, com partes separadas para cada instrumento, gratuitamente.

O portal abriga um acervo considerável de obras brasileiras desde o período barroco, com a presença de Luis Álvares Pinto, passando pelos compositores mineiros, pelo padre mestre José Maurício Nunes Garcia e chegando a Ernesto Nazareth e Almeida Prado. O compositor Marlos Nobre também garantiu a sua adesão ao projeto, com a disponibilidade parcial de suas obras.

Para um país que foi o maior editor de obras musicais no início do século XX e onde hoje pouco ou nada se publica, a solução é divulgá-las através da internet. A prova está no que diz Michael Edwards, em email para o portal: “Estou escrevendo da Austrália e queria dizer que fiquei muito feliz ao encontrar as obras de Ernesto Nazareth em pdf. Obrigado por disponibilizar essa música e colaborar para que não seja esquecida pelo mundo”.


Parabéns a Rosana e à equipe do portal Musica Brasilis pela iniciativa brilhante, disponibilizando esse patrimônio musical brasileiro.


Navegue pelo portal:


  • Escuta Guiada: escuta sincronizada com a visualização da partitura e de comentários explicativos, que apontam aspectos da obra e dos instrumentos utilizados.
  • Jogos Musicais: tem como objetivo aguçar a escuta, ampliar o gosto pela música brasileira e estimular a criatividade. A iniciativa é inspirada nos jogos de escuta desenvolvidos pelo IRCAM.

Exibições: 77

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2018   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço