ATUALIZAÇÃO
Vide atualização no final do post




Tudo começou com a foto de pássaros pousados nos fios de luz feita em agosto 2009, pelo repórter fotográfico do Jornal O Estado de São Paulo, Paulo Pinto, no interior do Rio Grande do Sul.

Uma cena normal, dependendo do olhar. Para o paulistano Jarbas Agnelli, de 46 anos, a imagem "soou" como música. Notas numa partitura foram o que lhe pareceram as aves nos fios de alta tensão. Publicitário e músico, Agnelli recortou a foto publicada no Estadão e começou a compor com base nas notas que enxergou na imagem.

"Pássaros empilhados viraram acordes e os solitários, notas no teclado", diz Agnelli. "

Depois coloquei o xilofone e, na sequência, clarinete, fagote e oboé. Assim que a música dos pássaros ficou pronta, Agnelli ligou para Paulo Pinto.

"Não acreditei que ele tivesse entendido o que eu vi na hora que fiz a foto. Para mim, os pássaros também pareciam notas", admirou-se Paulo, que mandou por e-mail a foto original, sem cortes. "Quando recebi, vi que a versão editada no jornal tinha eliminado oito pássaros, ou seja, quatro notas no início e quatro no final da música", diz o publicitário. "Fiquei surpreso porque era exatamente o que faltava para finalizar a melodia."



Jarbas Agnelli relata todo o processo




O YouTube Play – a Bienal do vídeo criativo – é um concurso organizado pela Fundação nova-iorquina Solomon R. Guggenheim e pelo YouTube, onde foram selecionados, num universo de 23 mil inscritos, de 91 países, 125 vídeos, entre eles o de Jarbas Agnelli – “Birds on Wires”.

A escolha dos finalistas ficará a cargo de um júri que será presidido por Nancy Spector, chefe e subdiretora da Fundação Solomon R. Guggenheim. O grupo formado para a seleção conta com músicos, diretores de cinema, desenhistas gráficos e a banda de música contemporânea "Animal Collective".

Os 20 finalistas vão ser apresentados em um evento no dia 21 de outubro, no Museu Guggenheim de Nova York. Entre os dias 22 e 24, os vídeos poderão ser vistos pelo público em uma sala no centro nova-iorquino, assim como no canal do YouTube Play.





A integração das artes de Jarbas Agnelli e Paulo Pinto resultou neste belo trabalho. É um fortíssimo candidato ao prêmio. Estamos na torcida.


Atualização (31/10/10).


O resultado saiu. O vídeo brasileiro foi escolhido. Não é que a torcida funcionou!!!
PARABÉNS!!



************
Laura Macedo com informações do jornal O Estado de São Paulo (edição de 20/09/10).
************

Exibições: 689

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço