Nanotecnologia para geração de energia

DAYANA AQUINO*

Da Redação - ADV


Uma nova forma de geração de energia pode ter sido descoberta por pesquisadores americanos do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). O fenômeno, inédito, permite que ondas de energia sejam produzidas por nanotubos de carbono. O estudo sobre o tema foi publicado na revista Nature Materials.


A lógica segue o movimento pelas ondas. Detritos jogados no mar viajam pelo oceano até chegar á praia. O pulso de calor – onda térmica – passa pelo minúsculo fio de carbono, carregando eletros que formam a corrente elétrica.


“O fenômeno das ondas de termoforça abre uma nova área na pesquisa de energia, o que é algo muito raro”, disse Michael Strano, professor de engenharia química do MIT e um dos autores do estudo.


Pesquisa


Os nanotubos foram cobertos com uma camada de combustível altamente reativo, que produz calor conforme se decompõe. O estudo verificou que a onda térmica se movimentou rapidamente pela dimensão do nanotubo. O combustível foi inflamado em um dos lados do tubo por meio de laser.


Os cientistas verificaram que o calor do combustível foi passado para o nanotubo, onde se deslocou milhares de vezes mais rápido do que o próprio combustível. À medida que o calor retornou à camada de combustível, uma onda térmica foi criada e emitida..


Com uma temperatura de mais de 2.700º C, o anel de calor se moveu pelo nanotubo 10 mil vezes mais rápido do que o espalhamento normal da reação química. O calor produzido pela combustão também deslocou elétrons pelo tubo, criando uma corrente elétrica significativa.


De acordo com Strano, ondas de combustão, como o pulso de calor por um fio metálico, têm sido estudadas matematicamente há mais de 100 anos, mas o grupo do MIT é o primeiro a observar seu efeito em um nanotubo e verificar que a onda de calor pode transportar elétrons e produzir eletricidade.


O estudo pode ser visto na íntegra por assinantes aqui.



*Com Agência Fapesp


Exibições: 388

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço