Portal Luis Nassif

"Nervos de Aço", de Lupicínio Rodrigues vai virar Filme



“Amores impossíveis, paixões desesperadas, mulheres volúveis, infiéis, tudo isso faz parte do mundo explorado por Lupicínio Rodrigues em sua obra. Ninguém melhor do que ele cantou a dor de cotovelo em nossa música popular. O exemplo maior de seu estilo é o samba “Nervos de Aço”, uma história de traição amorosa e de protesto contra o conformismo de pessoas traídas. Só que o protesto é passivo, pois o protagonista também não age, limitando-se a se queixar:

‘Eu só sinto que quando a vejo / me dá um desejo de morte e de dor’.


Na realidade, este samba surgiu de uma grande desilusão de Lupicínio, quando a mulata Inah, a paixão de sua vida, abandonou-o após seis anos de romance. Razão do abandono: o poeta prometia mas não se decidia a casar...”. (Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello).







Maurice Carlos Capovilla



O paulista Maurice Carlos Capovilla (foto acima) iniciou ontem (16/11/10), em Porto Alegre, as filmagens do longa-metragem "Nervos de aço", um projeto de R$ 1,2 milhão, coproduzido pelo Canal Brasil.

A trama de ficção é desenvolvida com base na letra homônima de Lupicínio Rodrigues, “Nervos de Aço”.

Se você desce uma estrada como a Belém-Brasília, de cabo a rabo, só se ouvem duas coisas: Luiz Gonzaga e Lupicínio. Um é para arrastar o pé. O outro é para ficar com o coração ardendo. O curioso do Lupicínio é que suas letras, muito narrativas, têm personagens fortes - diz Capovilla, hoje com 74 anos.(Jornal o Globo)


SINOPSE


"Nervos de Aço narra o drama de um triangulo amoroso a partir das músicas de Lupicínio Rodrigues, organizadas de tal modo que contam uma história de amor no plano musical e ao mesmo tempo se refletem sobre três personagens de uma banda que ensaiam um show.

O filme retrata o comportamentos de personagens envolvidos pela paixão, traição, "dor de cotovelo", enfim, as grandes emoções da vida. A música de Lupicínio serve de matéria prima para resgatar a memória de um dos mestres da MPB e ao mesmo tempo propor uma linguagem cinematográfica capaz de emocionar as platéias com o eterno tema do amor". (Ancine).




Só nos resta aguardar torcendo para o sucesso do filme que, de cara, tem o grande mérito do resgate de um dos ícones da nossa MPB, Lupicínio Rodrigues.





Exibições: 290

Tags: lupicínio rodrigues

Comentário de Gilberto Cruvinel em 17 novembro 2010 às 21:00
Oi Laura,

Estou muito curioso para ver quem serão os atores, quem vai ser capaz de encarnar a visão de mundo do Lupicínio. E quem será convocado para cantar as músicas. Outro dia assisti ao filme sobre Noel Rosa. Gostei do ator e da Camila Pitanga como o grande amor de Noel. Queria que o Noel tivesse vivido tanto quanto o Lupicínio. Já pensou?

Beijos
Gilberto
Comentário de Laura Macedo em 17 novembro 2010 às 21:10
Gilberto, esqueci de colocar o link para a matéria do Jornal O Globo.
Beijos.

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Novas

Receba notícias por e-mail:

Dinheiro Vivo

Publicidade

© 2014   Criado por Luis Nassif.

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço