Fim de ano é uma época em que podemos fazer nossas retrospectivas. Não estou falando das retrospectivas da televisão ou do rádio em que as tragédias do mundo e do Brasil voltam a tona. Parece até que a mídia é masoquista. A notícia boa é difícil de se ver ou ouvir. Quem sabe algum dia teremos mais notícias boas que ruins! Vocês são sabedores o quanto sou um sonhador. Paz pra mim não é só uma palavrinha de três letras. Palavra que deve se agigantar no coração de cada um de nós. Se cada ser humano colocar no seu coração a paz já será certamente meio caminho andado para uma convivência de mais solidariedade e amor.


Mas eu estava falando de retrospectivas nossas individualmente. Ir lá no nosso interior e procurar perdoar quem nos fez alguma coisa de ruim e avaliar nossos atos para com os outros. Acredito que para ser perdoado devemos perdoar também. Lembrar da oração de São Francisco que diz: "É perdoando que se é perdoado". Assim, nas nossas retrospectivas os fatos acontecidos conosco vão passando e dessa forma é possível procurar não errar mais e fazer as devidas correções. Na escola a professora corrige as tarefas do aluno e o orienta da melhor maneira no caminho que o pupilo deve seguir. Na nossa existência a professora é a vida. Ela nos coloca em cada situação! Parece até que fazemos prova a todo instante. Como se saímos nessas terefas e é aí que podemos avaliar cada ato nosso e o melhor é que podemos mudar o destino das coisas na maioria das vezes. Nisso entra a retrospectiva do ano, mas podemos fazer essa retrospectiva diariamente quando deitamos ao final do dia. Pensar no dia que passamos e no que se pode fazer de diferente no dia de amanhã.


Insisto que é possível a convivência entre os seres humanos e a natureza da melhor maneira possível. Mesmo com as diferenças ideológicas, esportivas, religiosas ou outras podemos ser mais amigos, cúmplices ou companheiros. Respeito é a senha. E nessas retrospectivas nossas podemos acrescentar também para reforçar ou lembrar que todos nós indistintamente somo irmãos.


Paz! Tudo de bom! Abraço! Feliz Natal!

Foto: José de Arimatéa dos Santos

Exibições: 38

Comentário de Babi Fernandes em 24 dezembro 2010 às 2:16

Meus parabéns pelo seu belíssimo comentário e não tem nada melhor nessa época do ano, em entrarmos dentro de nós mesmos e fazermos uma retrospectiva de todo o nosso ano, ou de nossa vida e tentar melhorar e crescer a cada instante. Como diz o seu comentário, apesar das diferenças ideológicas, religiosas e todas elas, nós temos o dever em ter respeito ao próximo.

Paz para todos nós !!!!!!!! Um sincero abraço, um Feliz Natal com ótimas reflexões e um maravilhooooooso Ano Novo.

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2020   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço