NY APR/25: REMINDER: LYGIA FAGUNDES TELLES Orgulho do BRASIL

---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Domicio Coutinho
Assunto: Quarta Literária, 25/4, às 19h, no BEA
Homenageada: Escritora Lygia Fagundes Telles


Caros cooperadores e membros,


Nesta quarta-feira, 25//4, às 19h, será realizada a Quarta Literária, desta vez, apresentando a obra e vida da escritora Lygia Fagundes Telles.


Agradecemos desde já pelo apoio na divulgação e contamos com a presença de vocês.


-------------------------
RELEASE IMEDIATO
QUARTA LITERÁRIA – Biografia de Lygia Fagundes Telles
CONTATO: (212) 371-1556 - Alcinda (curadora)


Quarta Literária - Lygia Fagundes Telles, casos e contos
O Brazilian Endowment for The Arts apresenta vida e obra da autora brasileira em noite que homenageia a literatura brasileira


Nova York, abril de 2012 – O Brazilian Endowment for The Arts realiza um de seus programas de sucesso em Nova York, a Quarta Literária. O evento será realizado no dia 25 de abril, às 19h, no BEA, à 240 E 54th Street, 101200 – NY, NY, e desta vez apresentará ao público a biografia e obra da escritora Lygia Fagundes Telles.


Exibição – Após uma breve apresentação da biografia de Lygia Telles, o público poderá conferir a exibição do vídeo “Da Ciranda de Pedra às Horas Nuas”, sobre a obra da escritora, da Professora Vera Tetzmann, do arquivo da Academia Brasileira de Letras. Em seguida convidados irão declamar alguns poemas de Telles. O vídeo será exibido em português e não terá legenda.

Lygia Facundes Telles – Quarta ocupante da Cadeira nº 16, eleita em 24 de outubro de 1985, na sucessão de Pedro Calmon e recebida em 12 de maio de 1987 pelo acadêmico Eduardo Portella. Lygia Fagundes Telles nasceu em São Paulo, em 19 de abril de 1923, mas passou a infância no interior do estado, onde o pai, o advogado Durval de Azevedo Fagundes, atuou como promotor público. A mãe, Maria do Rosário de Azevedo (Zazita), era pianista. Algumas das pequenas cidades percorridas nessa infância instável: Sertãozinho, Itatinga, Assis, Apiaí e Descalvado. Voltando a residir com a família em São Paulo, a escritora fez o curso fundamental na Escola Caetano de Campos, e em seguida ingressou na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, da Universidade de São Paulo, onde se formou. Quando era estudante do pré-jurídico, cursou a Escola Superior de Educação Física, da mesma Universidade. Lygia Fagundes Telles teve um filho do primeiro casamento, o cineasta Goffredo Telles Neto, que lhe deu duas netas, Lúcia Carolina Aidar da Silva Telles e Margarida Goreki da Silva Telles. Divorciada, a autora casou-se com o ensaísta e crítico de cinema Paulo Emilio Salles Gomes, falecido em 1977. Em seu romance As Meninas (1973), ela registra uma posição de clara recusa ao regime militar. Em 1976, fez parte de um grupo de intelectuais que foi à Brasília entregar um importante manifesto contra a censura, o Manifesto dos Mil. Ela é detentora de vários prêmios literários, entre eles, o último, Prêmio Juca Pato de Intelectual do Ano da União Brasileira de Escritores (2009). Membro da Academia Brasileira de Letras, Lygia Fagundes Telles já foi publicada em diversos países: França, Estados Unidos, Alemanha, Itália, Holanda, Portugal, Suécia, República Checa, Espanha, entre outros –, com obras adaptadas para TV, teatro e cinema.


O Brazilian Endowment for The Arts é um instituto cultural brasileiro, presidido pelo autor e professor, Dr. Domício Coutinho, e que conta com milhares de frequentadores. Há oitos anos o Brazilian Endowment for The Arts vem trabalhando para promover a literatura, arte e cultura brasileiras em Nova York (EUA). A marca de excelência do trabalho realizado por uma equipe preparada e capacitada para atuar nos mais diversos projetos se reflete nos produtos de qualidade e de reconhecimento internacional.


Esse evento está sob a curadoria de Alcinda Saphira, coordenação de Liza Papi, arte e design de Gustavo Braga e assessoria de Vanessa Freitas.


Quarta Literária / Lygia Fagundes Telles
Dia 25/4, às 19h, no BEA, à 240E 52nd St., 10022 – NY, NY.
Contato: 1 (212) 371-1556 - Alcinda Saphira, curadoria.
www.brazilianendowmente.org.
contact@brazilianendowment.org
Twitter: @BEABrazilNY
Facebook: BEABrazilNYC
CONTATO PRESS RELEASE/IMEDIATO: Vanessa Freitas,
brazilian.bea.press@gmail.com ou 1 (212) 371-1556.

Curadoria – Alcinda Saphira
Assessoria de Imprensa - Vanessa Freitas
Arte – Gustavo Braga
BEA Assessoria de Imprensa
brazilian.bea.press@gmail.com
Fonte e apoio: Academia Brasileira de Letras


--
Brazilian Endowment for the Arts
www.brazilianendowment.org
(212) 371-1556

Exibições: 106

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço