O Brasil e as Lanhouses.Dois Enfoques da mesma pesquisa TIC LANHOUSES 2010

O desafio das lan houses

Do Estadao

Por Murilo Roncolato

A precariedade e a baixa diversidade de serviços oferecidos pelas lan houses no País, a informalidade e o aumento do poder de compra da classe C — a chamada classe média digital — são alguns dos fatores que explicam a recente queda do acesso à internet por meio da casas de acesso à internet. Para avaliar a situação desse ambiente digital cada vez menos popular, o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) divulgou nesta quarta-feira, 1, um perfil das lan houses e de seus donos no Brasil, o TIC Lan houses 2010.

Leia mais:http://blogs.estadao.com.br/link/o-desafio-das-lan-houses/

01/12/2010 - 11h55 Da FOLHA

Comitê diz que 79% dos internautas brasileiros estão no Orkut; outros 11% usam Facebook

MARINA LANG
DE SÃO PAULO

Atualizado às 15h37.

Dados divulgados pelo CGI.br (Comitê Gestor da Internet no Brasil) nesta quarta-feira (1) apontam que, em 2010, 79% dos internautas brasileiros estão no site de relacionamentos Orkut, enquanto 11% utilizam o Facebook.

Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook

A aferição do CGI.br significa que, hoje, 90% dos usuários de internet do Brasil (cuja estimativa está em 40,6 milhões, segundo dados do Ibope sobre o mês de setembro) estão em redes sociais.

http://www1.folha.uol.com.br/tec/838992-comite-diz-que-79-dos-inter...

01/12/2010 - 12h40

Brasil tem de 18 mil a 20 mil estabelecimentos legais de LAN house no Brasil

MARINA LANG
DE SÃO PAULO

O Brasil tem entre 18 mil e 20 mil estabelecimentos legais de acesso à internet, popularmente conhecidos como LAN houses, segundo estimativas do governo brasileiro divulgadas nesta quarta-feira (1) em evento do CGI.br (Comitê Gestor da Internet no Brasil).

Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook

"Isso é só em relação a locais legais. Quando pensamos em locais que não são registrados como LAN houses, estimamos esse número para mais de 100 mil", afirmou João Batista Ferri de Oliveira, do Ministério do Planejamento.

De acordo com o CGI.br, juntos, LAN-houses e domicílios detêm 90% dos acessos no Brasil.

Dados do CGI.br sobre o ano de 2009 indicam que 48% dos acessos individuais acontece em residências, enquanto outros 45% ocorrem em LAN houses. O estudo, que é feito anualmente desde 2005, indica que situação é diferente do que ocorria desde 2007, quando o uso de centros públicos de acesso pago cresceu consideravelmente no Brasil.

PERFIL

A pesquisa do CGI.br mapeou e estratificou as LAN houses do país, com base em 412 estabelecimentos pesquisados.

Destes, 80% se declaram como negócios familiares --97% das LAN houses têm menos de três funcionários.

Ainda de acordo com a pesquisa, 46% dos estabelecimentos têm entre seis e dez computadores.

Os frequentadores continuam predominantemente jovens de 16 a 24 anos: são 95%, se considerada a média e a frequência intensa sobre o total de estabelecimentos.

Segundo 81% dos usuários de LAN house, a frequência no local ocorre porque não há computador em casa. A ausência de internet em casa é pretexto para usar LAN house para 75%.

Outros 66% vão a esse tipo de estabelecimento para jogar games.

"Se as LAN houses não tiverem habilidade para mudar o perfil de local de jogo, elas vão desaparecer. Elas precisam ampliar relevância na localidade, repensar o papel delas na sociedade", vaticinou o técnico do CGI.br, Winston Oyadomari.

Os dados indicam que aumentar a variedade de serviços é o desejo de 62% das LAN houses brasileiras.

Das unidades pesquisadas, 56% compartilham o espaço físico com outras atividades (como assistência técnica, lanchonete ou copiadora), enquanto 44% não usam essa configuração.

"Os números apontados permitem a criação de políticas púlbicas no Congresso, e é isso que nós queremos", disse Hartmut Glaser, diretor administrativo do CGI.br.

http://www1.folha.uol.com.br/tec/839014-brasil-tem-de-18-mil-a-20-m...

QUER COMPARAR? LEIA NO ORIGINAL:http://www.cetic.br/tic/lanhouse/2010/index.htm

Exibições: 53

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço