O Chile de Allende nunca será esquecido, jamais!

Chile, 11 de Setembro - Hoje acendo esta vela por todos aqueles que lutaram, e lutam, por uma sociedade mais justa, relembrando o Chile de Allende. Num dia como este, em 1973, eu vi as gentes correrem desesperadas pelas ruas de Santiago, os aviões caça bombardeando o Palácio de La Moneda, os sonhos de todo um povo ruírem pelo chão. Eu vi, vivi tudo isso, estava lá. Santiago do Chile foi meu lar durante a ditadura aqui no Brasil (69-73) e me deu toda a alegria de participar nas manifestações de apoio à Unidade Popular, a Salvador Allende. Lá aprendi a lutar, lá aprendi a amar. Luta e amor que são infinitos pois justos e belos. 11 de setembro, em Allende, presente, agora e sempre! 11 de setembro, em todos os companheiros caídos, presentes, agora e sempre! Não deixar de sonhar e lutar, por um mundo melhor, é fundamental. 

Esta, a mesma vela que os Inti Illimani acenderam hoje, pelo facebook, com os dizeres, muito bem ditos:

Por todos los que ya no están... por los torturados, los desaparecidos, los exiliados, los ejecutados. Por los sueños derrumbados, por los compañeros, por los hermanos, los hijos, las madres, las hermanas, por los amigos que nunca volvieron... por el Compañero Presidente. Por Chile. Por ustedes y por nosotros, por todos.
¡Presentes, ahora y siempre! 
Nada ni nadie está olvidado... ni jamás lo estará.

Porque o Chile de Allende nunca será esquecido, porque os que caíram em sua defesa sempre estarão presentes, porque as pessoas podem até morrer mas a memória de seus passos fica, para sempre, impressa no chão que pisaram. Por tudo isso é muito mais, por ser um sonho de todos, o Chile de Allende não será esquecido jamais!

Exibições: 105

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço