CODIGO COLETIVO - INSTALAÇÃO - SANDRA SANTOS


a Instalação Codigo Coletivo de Sandra Santos, nos apresenta uma mescla de elementos surpreendentes: homem e máquina, língua e linguagem, palavra e desenho, arte e tecnologia, tradição e experimentação, eu e nós, alpha e ômega.

já na abertura que inicializa a projeção, um cem número de poetas convertem-se em emaranhado, mancha, representação plástica onde todos se transfiguram e se unificam num só borrão. nomes viram ícone. tudo sobre as abas de um conceito, o mesmo conceito que transforma o poema, esse aglomerado semântico, em enigma visual. 

o QR-Code, um software proveniente do mundo cybernético, é utilizado para metamorfosear verbo em signo, estrutura verbal em construção plástica, poema em imagem. temos aí um movimento inverso ao da construção do sentido. o sentido, arquitetura verbal montado a partir da combinação cambiante de caracteres e sinais, que geram fonemas e etcétera, num clique, volta ao seu estado original de códico. 

para decifrar este código, a máquina, e mais do que a máquina, a inteligência da máquina, que não é outra coisa se não a imaginação humana, precisa captar, através das lentes de um celular por exemplo, essa imagem labiríntica, para então devolver-nos este outro labirinto, dessa vez de significados: o poema.

no todo, soma de todas as partes, CODIGO COLETIVO é um passeio instigante e exigente pelos labirintos das inúmeras matrizes literárias em língua portuguesa e suas permutações/diluições.

com o CODIGO COLETIVO, mais uma vez Sandra Santos empreende pela senda do inesperado e da originalidade. também surpreende pela ideia-prima de nos apresentar um trabalho inaugural, inédito (algo semelhante só teve lugar em exposições no Japão e Paris). 

o CODIGO COLETIVO de Sandra brota do umbigo ambíguo da ideia rara e deságua, transformoseadamente, na página de um visor de plasma. 







Exibições: 337

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2020   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço