O ÓDIO AS OPINIÕES DIVERGENTES E A EXCLUSÃO NAS REDES SOCIAIS. ARTIGO DE ALI HASSAN AYACHE NO BLOG DE ÓPERA & BALLET.



  A internet possuí uma infinidade de sites, blogs e redes sociais.  Com eles temos o advento da livre expressão. O que era para ser algo salutar e democrático visando discussões inteligentes se transformou em motivo de intolerância. Quanto mais temos a liberdade de escrever em blogs ou nas redes sociais, e qualquer um pode fazê-lo, maior é a intolerância contra a liberdade de expressão. Vejo as pessoas odiando ler opiniões contrárias e brigando por tudo na rede. Existe um ódio mortal ao contraditório e parece que a discordância é inimiga da democracia.
   Evidentemente existem leis que protegem contra a calúnia e a difamação e qualquer um que escreva um texto público está sujeito a processos legais. O que não conforma as pessoas é a antiga mentalidade onde a opinião contrária é vista com desprezo e sempre exclamam motivos para desqualificá-la. O pouco acesso ou quase nenhum a aquele que escreve acabou com o advento da Internet. 
   Esses anos de blogueiro me ensinaram que o mundo da ópera, música clássica e balé é intolerante com críticos. Gostam e estão acostumados com a bajulação, com o tapinha nas costas e dos elogios pós-espetáculos. Nunca vi tanta falsidade nesses momentos, parecem uma comunidade feliz, no fundo muitos se odeiam. Adoram desqualificar qualquer um que escreve o que não lhes agrada.

   Recentemente fui excluído de um grupo na rede social Facebook denominado "Notícias sobre ópera, balé e música clássica" onde sempre divulgava minhas postagens. O administrador do grupo é ligado ao Teatro Municipal do Rio de Janeiro e reclamou das postagens referentes as Melhores e Piores de 2019 pelo Blog de Ópera e Ballet. Não deve ter gostado de ver que foi laureada como pior espetáculo de ópera de 2018  "Um Baile de Máscaras", de Verdi. Produção apresentada no teatro que ele trabalha, inclusive na época ele tinha um cargo administrativo na casa.
   Postou reclamando da lista argumentando que no Brasil é difícil fazer ópera e que essa lista era desnecessária. Opinião se respeita, argumentamos que é difícil sim fazer ópera, mas quando ela é feita que seja com qualidade. Não aceitamos a desculpa da incompetência. 
   Após isso veio a exclusão do grupo e não satisfeito com ela apagou diversas publicações. Mais um que odeia opinião divergente. Esperamos que a motivação não tenha vindo da direção, que também já nos bloqueou na rede social.
   Informo que todos tem o direito de comentar e se assim o desejar fazer artigos e críticas em meu blog desde que não façam ofensas pessoais a ninguém. Sua opinião pode ser divergente e contrária a do administrador do Blog de Ópera, Musical e Ballet. Como dizia Nelson Rodrigues "a liberdade é mais importante que o pão".
Ali Hassan Ayache

Exibições: 16

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço