Portal Luis Nassif

 O horário de verão,em vigor há 32 anos no país, tem como objetivo principal de economizar energia. 

 Dados recentes demonstraram que há mais de 6 anos o horário de verão perdeu o seu sentido e a economia é pífia.Mas a insensatez do presidente papo-anjo,o dissimulador,o golpista foi de encontro aos conselhos de cancelar o horário de verão e o manteve com sua canetada velhaca.

 O horário de verão privilegia os privilegiados da zona sul carioca;os glamourosos do Morumbi e Jardim Europa de Sampa e os moradores do Plano Piloto de Brasília - esmagadoramente servidores públicos federais e distritais ,que moram perto dos seus locais de trabalho,sem contar que 90% dos moradores têm automóveis.

 Quando eu residia no Rio,tijucano que fui,o horário de verão era saudado esfuziantemente pela classe média do bairro.Afinal de contas,era só pegar o metrô em uma das estações  na Tijuca que se chegava no centro do Rio em 15 minutos para a labuta diária e retornar,tranquilo,às 17 horas( 16 horas pelo horário solar ) e ter tempo de bebericar em um dos muitos bares de alguma esquina ou de fazer uma bela caminhada em torno da Praça Afonso Pena ou no entorno do estádio do Maracanã.Beleza,né ?

Já li depoimentos ,quase poéticos,de celebridades exaltando o horário de verão porque lhes proporcionavam tomar banho de mar,das 17 até 19 horas,em Ipanema e Leblon.Legal,né?

 E os moradores da periferia do Rio,que tem pegar trens velhos e lotados,eles gostam do horário de verão ? Óbvio que não !

 Vou me ater no exemplo do trabalhador(a) que reside na distante cidade satélite do Paranoá,DF,que fica,se o trânsito estiver fluindo bem,1 hora e 15 minutos da rodoviária do Plano Piloto.Imaginem ,o trabalhador que acordava,pelo horário normal,às 5 e 30 da manhã para pegar no batente às sete da matina no Plano Piloto,acordará,a partir do dia 16,1 hora antes,isto é as 4 horas e 30 minutos da madrugada.Uma afronta ao relógio biológico do indivíduo.Não esquecendo que gastará energia elétrica ainda maior,pois terá que tomar banho,fazer o desejum antes de seguir,como um morcego,na penumbra da escuridão até o ponto de ônibus.

 Pensem bem,pensem mesmo.Uma trabalhadora saindo sozinha da transversal da perigosa quadra 14 do Paranoá as 5 horas da matina ,em plena escuridão,rumo à avenida principal do Paranoá a mercê dos mais variados infortúnios,hen ? ! 

 Pesquisa de 2016 no DF apontou que durante o horário de verão os números de furtos,assaltos e estupros duplicaram em relação ao horário normal,ao horário solar que deveria ser seguido.

 A insensatez deste presidente mantém a estupidez do horário de verão.

Exibições: 34

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2018   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço