O Grande Circo Místico de Edu Lobo e Chico Buarque

ATUALIZAÇÃO
vide "Atualização" no final do post

 

No dia 26/4, às 20h, o Instituto Moreira Salles do Rio de Janeiro recebe Edu Lobo em seu auditório para uma apresentação memorável: o cantor e compositor interpretará o repertório do disco O Grande Circo Místico, de 1983 (ilustração da capa de Naum Alves de Souza), ao lado de Cristóvão Bastos (piano) e Calos Malta (sopros). O show será acompanhado pelo jornalista e crítico musical Hugo Sukman, que, em conversa com Edu Lobo, contará um pouco sobre a história do disco.


Definido por Aldir Blanc como “o LP mais bonito do século”, o disco é resultado da parceria entre Edu Lobo (músicas) e Chico Buarque (letras) para o musical de mesmo nome encenado pelo Balé Guaíra. O dramaturgo e diretor Naum Alves de Souza resolveu transformar o poema épico-surrealista de Jorge de Lima O grande circo místico, de 1938, em um balé. “Poema brasileiro, precisaria de uma música brasileira, então se chegou a Edu a sua música cheia de possibilidades”, explica o jornalista e crítico de música Hugo Sukman. “Ao se juntar para dar vida aos personagens sonhados por Jorge de Lima e concretizados pelo Guaíra, a dupla Edu e Chico realizou o maior disco de música brasileira de todos os tempos”, conclui Sukman.

O disco contou com orquestrações e arranjos de Chiquinho Moraes e interpretações de importantes nomes da música brasileira: Milton Nascimento gravou Beatriz, que se tornou um clássico do repertório; Gal Costa eternizou A história de Lily Braun; e mais: Gilberto Gil, Tim Maia, Simone, Zizi Possi, entre outros. As ilustrações do encarte (uma por canção) e da capa são de Naum Alves de Souza. A direção artística foi do próprio Edu Lobo.

O show O grande circo místico faz parte da série produzida pelo IMS, iniciada em 2010, dedicada a grandes discos da música popular brasileira. O primeiro a receber a homenagem foi A arte negra de Wilson Moreira e Nei Lopes, de 1980. Depois foi a vez do disco Monarco, de 1976, o primeiro solo do sambista.

 

ATENÇÃO: Os ingressos para o auditório estão esgotados.

CONSOLO: Haverá transmissão – ao vivo e gratuita – em telão no próprio IMS / RJ.


Confira matéria publicada hoje (24/04/2011) no jornal O GLOBO.

 

Informações detalhadas sobre o balé "O Grande Circo Místico".

 

Atualização (08/05/2011)

 

Abaixo, na íntegra, o show de Edu Lobo no IMS - RJ em 26/04/2011.

 

 

 

Pena o vídeo ter sido desativado :((

Oba! Voltou :))))

 

 

Atualização II (29/07/2011)

 

 

ABERTURA DO CIRCO (INSTRUMENTAL)

Composição de Chico Buarque e Edu Lobo, gravada na trilha sonora do musical 'O Grande Circo Místico' (1983). Pensado originalmente para o ballet teatro, do Balé Teatro Guaíra, e inspirado no poema homônimo do parnasianista/modernista Jorge de Lima (da obra A Túnica Inconsútil, 1938), o espetáculo estreou em 1983, mesclando música, balé, ópera, circo, teatro e poesia. A trilha sonora conta a estória do grande amor entre um aristocrata e uma acrobata e a saga da família austríaca proprietária do Grande Circo Knieps, que vagava pelo mundo nas primeiras décadas do século.  

 

 

Exibições: 428

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço