O Último Show de Elizeth Cardoso - Todo o Sentimento

 

 

 

A última temporada de shows da Divina/Enluarada Elizeth Cardoso aconteceu com “Todo o sentimento”, em setembro de 1989, inserido na proposta do projeto Seis e Meia, no Teatro João Caetano, Rio de Janeiro, acompanhada pelo violão de Raphael Rabello, sob a direção de Hermínio Bello de Carvalho.

 

 

Segundo o biógrafo de Elizeth - Sérgio Cabral - foi um dos espetáculos mais bonitos da série Seis e Meia. Nesta época Elizeth já estava debilitada pela doença, vindo a falecer em 7 de maio de 1990.

 

 

 

 

 

 

 

 

A música “Todo o sentimento”, que deu título ao show e posteriormente ao disco, é fruto da primeira parceria de Chico Buarque e Cristovão Bastos.

 

Ela descreve a retomada, num patamar menos passional, mais maduro e delicado, do encanto e da poesia de um grande amor”. (Revista BRAVO Especial - 100 Canções essenciais da MPB/2008).

 

 

 

 

Segundo Hermínio Bello de Carvalho (...) Elizeth conheceu a fita  já remixada e adorou o projeto gráfico do Zé Cruz. Me pediu uma coisa só: que o Chico Buarque escrevesse a contracapa. Fiquei cheio de dedos para transmitir ao Chico esse desejo. Ele é sabiamente avesso a essas coisas, além do mais trabalha lentamente. Como dizer a ele o que realmente se passava? Como dizer que o estado de saúde de Elizeth era bem mais grave do que os jornais especulavam? Só posso dizer que foi uma das últimas grandes alegrias da Divina esse texto que o Chico escreveu para ela (...).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Texto da contracapa da edição original (1989)

 

 

 

"Chega a fita pelas mãos do Hermínio, claro. E ouço quatro vezes de enfiada. Só paro porque tenho que ensaiar algumas coisas com o Tom Jobim.

 

Inevitável pensar no ‘Canção do amor demais’. Quantas vezes terei ouvido aquele disco? Volto do Tom e torno a ouvir a fita. O violão do ‘Rafael’, que sabedoria! Impensável pensar no violão de João Gilberto. Mas Elizeth e violões sempre se deram bem demais.

 

Também eu quero colocar meu bilhete no espelho da Elizeth: canta, canta, canta mais! Porque Elizeth é a nossa cantora mais amada.

 

Voz de mãe, e mãe de todas as cantoras do Brasil". (Chico Buarque).

 

 

 

 

 

 

Vídeos com o Show “Todo sentimento”, dirigido por Hermínio Bello de Carvalho no Teatro João Caetano (1989) - Projeto Seis e Meia -, com Elizeth Cardoso e Raphael Rabello. Infelizmente os áudios dos vídeos deixam a desejar, principalmente na “Parte II (quase na metade, na música “No rancho fundo”).

 

 

 

 

 

PARTE I

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PARTE II

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PARTE III

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Na íntegra o CD “Todo o sentimento” # Elizeth Cardoso e Raphael Rabello.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

“Volta e meia coloco seus vídeos, pego uma taça de vinho e me permito tê-la ao alcance de todos meus sentidos, aguçados pela beleza de sua voz” (Hermínio Bello de Carvalho, a quem dedico este post).

 

 

Confira também a crônica de Vinicius de Moraes - A Grande Elizeth

 

 

************

Fontes:

- CD Todo o Sentimento (Selo Biscoito Fino).

- Elizeth Cardoso: uma vida, de Sérgio Cabral. - São Paulo: Lazuli Editora, 2010.

- Oficina de Coisas e Reparos nº 12 (Hermínio Bello de Carvalho).

- Revista BRAVO Especial - 100 Canções essenciais da MPB/2008).

- Sites #Radinha e YouTube.

- Timoneiro - perfil biográfico de Hermínio Bello de Carvalho, de Alexandre Pavan. - Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2006.

 

************

Exibições: 1180

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço