Um menino sérvio de sete anos de idade, chamado Bogdan, virou notícia internacional por apresentar uma capacidade aparentemente paranormal (embora não muito útil). Segundo várias fontes, incluindo MSNBC e The Daily Mail, Bogdan seria magnético. Devido a isso, objetos domésticos como colheres, facas e garfos se prendem à sua pele com uma facilidade quase sobrenatural.
A ideia de que uma pessoa possa gerar um campo magnético forte a tal ponto é bizarra; porém, mais estranho é que este campo consiga atrair objetos feitos de vidro, plástico, louça, metal e até mesmo um controle remoto.
Bogdan é apenas o último de uma longa fila de pessoas que já afirmaram ter esta capacidade. Não existe nenhuma evidência de que Bogdan, ou qualquer outra pessoa, seja "magnético".
A chave para compreender esse fenômeno não está no magnetismo, nem em qualquer tipo de habilidade mística, mas sim na física do atrito. A pele é muito elástica e tende a ficar em conformidade com os objetos com os quais entra em contato. Isto é especialmente visível em dias quentes, quando a pele nua adere fortemente a assentos de couro ou plástico.
Materiais não ferrosos incluídos nas demonstrações são outra prova de que o fenômeno não é magnético. O que os metais, o vidro e o plástico mostram em comum? Todos eles têm as superfícies muito lisas.
As chamadas pessoas "magnéticas" apresentam duas características que se repetem:
Primeiro, elas têm poucos pelos em seus corpos. Às vezes, como acontece no caso de Bogdan, é porque se trata de alguém que não atingiu a puberdade. Muitas vezes, porém, é porque são pessoas de origem asiática, as quais normalmente não são hirsutas. Este detalhe é importante porque a presença de pelos reduz a adesividade entre a pele e um objeto colocado sobre ela.
Segundo, as pessoas "magnéticas", vistas em vídeos e fotografias com objetos em seus corpos, tendem a inclinar-se ligeiramente para trás. Se houvesse realmente algum tipo de força desconhecida ou magnética, segurando esses objetos, elas seriam também capazes de se inclinar para a frente. É também verdade que Bogdan é um pouco gordinho e que, portanto, uma parte do peso dos objetos colocados em seu tórax repousa na parte superior de seu abdome saliente.
Testar essas pessoas supostamente magnéticas é fácil: basta aplicar uma leve camada de óleo sobre a pele (que remove a sua natural aderência) para ver como o "magnetismo" delas desaparece; ou, então, pedir que elas repitam o truque usando uma camiseta.

Texto por mim traduzido de Magnetic Boy: Mistery or SimplePhysics?, artigo de Benjamin Radford, publicado com VÍDEO no site Discovery News.

 

Blog EntreMentes

Exibições: 108

Comentário de Carla Simone em 28 fevereiro 2011 às 21:28

Cada um atrai o que merece.

E ainda que seja verdade que vantagem tal menino leva? Vai procurar o Prof. Xavier e virar Xman.

Melhor procura o Magneto e aprende a dominar o mundo.

Comentário de Paulo Gurgel Carlos da Silva em 1 março 2011 às 9:20

Carla, desculpe-me o desconhecimento:

Quem é Prof. Xavier?

Comentário de Carla Simone em 1 março 2011 às 11:29

Na saga dos X man o Prof. Xavier cujo poder é a telepatia , é o mentor que direciona os adolescentes com poderes especiais (bizarros) para o lado claro da força.

E o Magneto cujo poder é atrair e dominar metais leva adolescentes especiais para o lado negro da força.

Logo
Magneto e Prof. Xavier que eram amigos na infancia agora são arquinimigos, porém o magneto tem certa razão em sua visão do mundo.

Comentário de Paulo Gurgel Carlos da Silva em 1 março 2011 às 16:44

Obrigado pela aula.

Refleti também se o menino sérvio não está sendo transformado num porta-talheres móvel pela própria família.

Comentário de Carla Simone em 2 março 2011 às 18:05
Acho que a idéia de circo de aberrações, antes grotesca, agora foi um pouco refinada pelos Discoverys da vida.

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2020   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço