"As pedras não podem cair do céu porque não há pedras no céu."

Blog EntreMentes
Esta frase, atribuída ao naturalista francês Georges Cuvier (1769-1832), resume a posição da Academia de Ciências da França que, nos princípios do Século XIX, catalogava os meteoritos como mera fantasia e negava a existência. Até então, as evidências científicas não tinham mostrado a queda de meteoritos em nosso planeta, isto é, a queda de corpos menores do Sistema Solar que não chegam a desintegrar-se por completo durante a entrada em nossa atmosfera e acabam caindo sobre a superfície do planeta como rochas incandescentes.
Há exatos 58 anos, no dia 30 de novembro de 1954, caiu um meteorito na Terra, o qual ficou documentado como o primeiro meteorito que, ao cair, atingiu um ser humano. É a história do Meteorito Sylacauga.
Ainda que outros meteoritos possam ter anteriormente caído em zonas povoadas, o Meteorito Sylacauga (também conhecido como Meteorito Hodges, na verdade o nome de um dos fragmentos dele) é o primeiro caso documentado com a consequência acima descrita.

Traduzido de Meteorito Sylacauga, el primer objeto extraterrestre que golpeó a u..., ALT1040, onde o artigo completo pode ser lido.

Exibições: 77

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço