Sinhô, o "Rei do Samba", em charge de Klixto.

José Barbosa da Silva, Sinhô (1888-1930) - o apelido ninguém sabe quando e como surgiu -, era vaidoso, talentoso, falador, conquistador, plagiário, amigo dos ricos e pobres, brigão e compositor de enorne talento. Reunindo tudo isso na figura que Pixinguinha descreve como "alto, magro, feio e desdentado". Sinhô colocou a coroa de "Rei do Samba" na cabeça, mesmo não se concretizando a "Noite Luso-Brasileira" programada por seu amigo José do Patrocínio Filho, objetivando a tal caroação.

Era frequentador assíduo dos principais redutos musicais da época: A Festa da Penha, a casa da Tia Ciata e as batucadas da Praça Onze.

Foi sua inquietude, somada a enorme vaidade, que o meteram em várias polêmicas musicais. Uma delas foi com China, irmão de Pixinguinha, que por tabela atingiu o grupo todo, incluindo além dos dois, Hilário Jovino e Donga, com a música 'Quem são eles", cuja resposta recebida foi a música "Já te digo".

Desentendeu-se, também, com Caninha e quase apanhou de Heitor dos Prazeres que o acusou de ter roubado seus sambas, "Gosto que me enrosco", "Ora, vejam só"... Encurralado por Heitor, Sinhô respondeu com a frase que ficou na história: "Samba é como passarinho. É de quem pegar".

Seu maior clássico, "Jura" foi gravado pelo cantor Mário Reis, que foi seu aluno de violão. Aracy Cortes, Francisco Alves, Carmen Miranda, entre outros, gravaram suas composições.

Manuel Bandeira, em crônica, esboça o perfil de Sinhô de quem era fã: "Ele era o traço mais expressivo ligando os poetas, os artistas, a sociedade fina e culta às camadas profundas da ralé urbana".

Em 04 de agosto de 1930, pegou a Barca Sétima da Ilha do Governador para o Rio de Janeiro, mas morreu antes de chegar à Praça XV.

Encerrava-se, assim, o reinado do "REI DO SAMBA", o nosso Sinhô do Samba.

Laura Macedo.

Exibições: 94

Comentário de Helô em 10 agosto 2008 às 1:10
Oi Laura
Mais uma vez venho aqui aprender um pouco com você.
"Jura", interpretada pelo Mário Reis, é uma das música que mais gosto.
E que ótima charge!
Beijos.

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço