No inicio de agosto (precisamente dia 7/8/2012) publiquei no blog do jornalista Luis Nassif o documentário “A maestrina Chiquinha Gonzaga”. Um dos comentários veio da cantora carioca Vania Carvalho (17/9/1939) e deixou-me muito feliz, principalmente, por saber do seu retorno ao disco trinta e quatro anos após a gravação do seu primeiro trabalho fonográfico (LP Vania/1978), produzido por Paulinho Tapajós, com 15 faixas maravilhosas, arranjos do maestro Ivan Paulo e a participação de músicos importantes como Dino 7 Cordas, Abel Ferreira, Altamiro Carrilho, Nelsinho e Manoel da Conceição (Mão de Vaca).

 

 

 

 

Confiram algumas faixas.

 

 

 

"Minha honestidade vale ouro" (Nelson Cavaquinho/Guilherme de Brito)

 

 

 

 

 

"Lamentação" (Mauro Duarte)

 

 

 

 

 

"Saudade demais" (Arthur Verocai/Paulinho Tapajós)

 

 

 

 

 

Quando o samba acabou” (Noel Rosa)

 

 

 

 

 

Peito vazio” (Cartola/Elton Medeiros)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Vania Carvalho participou, em 1979, em três faixas, do LP "Evocação II - Chiquinha Gonzaga", produzido por Antonio de Vincenzo/Aluízio Falcão contando com um naipe de músicos de primeira grandeza como Edson Alves, Heraldo do Monte, Décio Cacapera, Amilson Godoy, entre outros.

 

 

 

A morena” (Chiquinha Gonzaga/ Ernesto de Souza) # Vania Carvalho

 

 

 

 

 

Os namorados da lua” (Chiquinha Gonzaga) # Vania Carvalho

 

 

 

 

 

Lua branca” (Chiquinha Gonzaga) # Vania Carvalho

 

 

 

 

 

 

O ano de 1979 foi intenso na vida da cantora Vania Carvalho. Atuou no show "Glórias do samba", dividindo o palco do Cine Show Madureira (RJ) com Nélson Cavaquinho e a Velha Guarda da Portela, sob a direção de Edmundo Souto e Lauro Góes. Também, nesse ano, apresentou-se no Rio de Janeiro, João Pessoa, Fortaleza, Natal e Belém, com Nélson Cavaquinho e Beth Carvalho, pelo "Projeto Pixinguinha".

 

 

 

 

 

Em 1980, participou do LP "Adoniran Barbosa 70 anos", em comemoração dos 50 anos de carreira do compositor, com quem gravou a faixa "Prova de carinho" (Adoniran/Hervê Cordovil). Confiram no áudio abaixo.

 

 

 

 

 

 

 

Também em 1980, voltou a participar do "Projeto Pixinguinha", dessa vez em shows com Nelsinho do Trombone e Ataulfo Jr., no Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte e Brasília.

 

 

 

 

 

 

Outra participação importante foi no LP “Evocação V - Geraldo Pereira”, gravando, de autoria do homenageado, “Pedro do pedregulho”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Integrou o elenco do espetáculo "Pranto de poeta", realizado no Teatro Ipanema (RJ), ao lado de Nelson Cavaquinho (que comemorava 70 anos de idade) e Rildo Hora. O show, com direção musical de Ruy Quaresma e direção geral de Otoniel Serra, contou com a participação dos músicos Ubirany e Alceu Maia.

 

 

 

 

 

Em 1981, apresentou-se com Monarco no show "Poder da Criação", realizado na Sala Funarte, com direção de Edmundo Souto.

 

 

 

 

 

 

Em 1993, participou, ao lado de Nelson Cavaquinho e Beth Carvalho, do CD "Nelson Cavaquinho", lançado no mercado japonês, interpretando a faixa "Nelson Cavaquinho", uma homenagem de Egberto Gismonti e Paulo César Pinheiro.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ainda neste semestre será quebrado um jejum de 34 anos. Vania Carvalho nos brindará com seu novo trabalho - “Coração na Voz”, onde integra sambas com músicas românticas.

 

 

O repertório inclui “O dono das calçadas” (Nelson Cavaquinho/Guilherme de Brito, 1980), “Para um amor no Recife” (Paulinho da Viola, 1971) e “Resposta” (Maysa, 1956).

 

 

 

 

 

 

Vânia dedica o disco ao ator, compositor e ativista político Mário Lago (1911-2002), de quem regrava o samba-canção “Rua sem sol” (Mário Lago/Henrique Gandelman, 1953).

 

 

“(...) Esse meu disco novo eu o dedico a Mário Lago exemplo de coerência, retidão e que me manteve nos palcos por esse largo período em que não gravei, pois todo show que ele fazia me chamava para cantar “Rua sem sol” uma vez que achava que eu a interpretava como ninguém; por isso que eu gravei no disco novo (...)". (Fonte: troca de e-mail comigo).

 

 

 

 

 

Vania Carvalho em estúdio gravando o novo CD Coração na Voz. Agora é só aguardar e correr para o abraço. Grata pela gentileza dos dois CDs enviados de presente. Feliz retorno, Vania.

 

 

 

 

************

Fonte:

- Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira.

- Site #Radinha.

- Site Discos do Brasil.

 

************

Exibições: 578

Comentário de Gregório Macedo em 28 agosto 2012 às 2:47

Cara pesquisadora,

Ouvi todas as faixas e gostei muito. Vania Carvalho é MPB, o que nos enche de satisfação.

Que o retorno de Vania à rua seja marcado por muito sol - e céu azul, claro.

Beijos.

Comentário de Laura Macedo em 28 agosto 2012 às 2:54

Gregório,

Você, costumeiramente, com seus ótimos comentários. A "Rua" da nossa querida Vania sempre brilhará como o "Sol" e a noite o brilho será da "Lua Branca".

Beijos.

Comentário de Spin in Progress1 em 28 agosto 2012 às 13:49

Ha um recadinho corajoso da própria Vania,  no Luis Nassif Online, que repercutiu este post

http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/o-retorno-da-cantora-vania...aaaaaaaa

Comentário de Laura Macedo em 28 agosto 2012 às 15:14

Grata amigo, Avatar. Acabei de responder o comentário da nossa homenageada.

Abraços

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço