Este dispositivo podia detectar sismos. Era um vaso com vários dragões de bronze na parte externa, cada um com uma bola de bronze na boca, em torno de vários sapos de bronze com as bocas abertas. Se a máquina detectava um terremoto uma das bolas se soltava e caía na boca de um dos sapos, fazendo barulho. A direção de onde viera o tremor era apontada pela bola que havia caído.
Construído por Zhang Heng no ano de 132, o dispositivo era capaz de detectar tremores que ocorriam a mais de 600 quilômetros de distância. O sismoscópio de Zhang detectava terremotos e em que direção eles tinham ocorrido, mas não media a intensidade deles como fazem os atuais sismógrafos - que não foram desenvolvidos até a sismologia ter sido "reinventada" no Ocidente, quase 1.700 anos mais tarde.
Zhang Heng é considerado o Leonardo da Vinci do Oriente, e seu currículo parece confirmar a comparação. Na maior parte de sua vida, Zhang Heng foi o astrônomo real durante a dinastia Han e desenhou um dos primeiros mapas estelares, rivalizando com o criado por Hiparco em 129 a. C. e do qual ele não tinha conhecimento.

Blog EM

Exibições: 235

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço