Jorge Caballero nasceu em 1977 em Lima, Peru, e é considerado um dos mais destacados violonistas na geração atual. Vem de uma família musical: aprendeu a tocar violão com o pai e sua mãe era uma cantora conhecida no Peru.

Iniciou sua formação profissional no Conservatório Nacional, onde estudou com Oscar Zamora e logo ganhou concursos e premiações importantes.

Com 19 anos obteve o primeiro lugar no prestigioso concurso Walter Naumburg em Nova York. Foi o mais jovem vencedor da competição e o primeiro violonista a ganhá-la. Este triunfo o levou a uma turnê de concertos em USA, inclusive na Alice Tully Hall em New York e na Library of Congress em Washington DC, se apresentando também como solista com orquestra.

Foi premiado também no Concurso Internacional de Tóquio, o Luis Sigall, e ficou em primeiro lugar no América Latina Guitar Competition. Já tocou na Biblioteca do Congresso de Washington, no Metropolitan Museum of Art, no Palácio das Artes de São Francisco, entre outros espaços dos Estados Unidos e de outros países, e se apresentou como solista de Orquestras como a Filarmônica de Los Angeles, a Filarmônica de Nápoles e a Orquestra Sinfônica Presidencial de Ancara, na Turquia. É membro fundador do quinteto de cordas Axis.

O seu repertório é notável por sua extensão e alcance e se estende da música renascentista à música contemporânea de Ginastera, Berio e Carter.

 

 

 

 

 

 

 

Para orgulho dos piauienses o recital de abertura do 8º FENAVIPI (Festival Nacional de Violão do Piauí) será realizado dia 5 de julho, no Cine-Teatro da Assembléia, às 20h:00, pelo violonista Jorge Caballero

 

Teresina lhe aguarda de braços abertos.

 

 

 

************

 

Fonte: Blog FENAVIPI

 

************

 

Exibições: 427

Comentário de Gilberto Cruvinel em 3 julho 2012 às 11:35

Laura,

Que privilégio poder contar com um violinista deste porte no Festival Nacional de Violão do Piauí. Aproveite bem o concerto, pelo vídeo postado deu prá ter uma idéia da grandeza do artista.Vou já enviar este post a um grande amigo meu dos tempos de faculdade, Marcelo Dias, que é também violonista.

Beijos

Gilberto

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço