Océans (não seria esse o verdaeiro avatar?)

Do ar para o mar , Celso Marcondes- Carta Capital

Oceanos Direção: Jacques Cluzaud , Jacques Perrin - Título original: Océans
Documentário – 2009 – 1h44 (Faixa etária livre)
Presença de Jacques Cluzaud em São Paulo e no Rio de Janeiro

Filmado nos quatro cantos do mundo. Nadar a dez nós ao lado de um cardume de atuns caçando, acompanhar os golfinhos, nadar com o grande tubarão branco... O filme Oceanos é sentir-se um peixe entre os peixes.

A realização de Oceanos necessitou de quatro anos de filmagens em mais de cinqüentas localizações diferentes. A equipe de Jacques Perrin e Jacques Clouzeaud percorreu os oceanos do mundo, das ilhas Cocos, no litoral do Costa Rica, a Ilha de Coburg no norte do Arctique, e a Ilha Fernandina no Oeste do arquipélago dos Galapagos.
Comentário:
Hoje fui levar meu sobrinho (12 anos) para ver o filme acima, no Festival Cine Francês- Unibanco Frei Caneca, um documentário com magens simplesmente fantástico, brilhante e imperdível.

O trailer, como o filme, é falado em francês, mas não precisa de fala ou legenda, as imagens falam por si, e diria que o filme não é um AVATAR, é o verdadeiro AVATAR da condição humana, ou como disse à meio século, Nicholas Georgescu-Roegen, numa crítica ácida, "talvez o nosso objetivo, não seja preservar a espécie humana, mas deixar a terra para as amebas".
Em certo momento perto do final, que mostram cenas do mundo cruel (alias a nossa espécie, como muitos já disseram, se não a mais, uma das mais injuntas do mundo animal), pescadores que capturam tubarões e cortam as barbatanas dorsal e pré-caudal e depois jogam eles devolta ao mar, que evidentemente não resistem.

Meu sobrinho nesse momento me pergunta: Tio, isso é verdade, e por que eles fazem isso?
Faltou-me resposta: Rafael, isso é uma boa pergunta (tão boa que fiquei meio sem resposta), voce precisa pensar nisso daqui prá frente para ajudar a encontrar uma solução.
E depois do filme, o para rolou com "N" outras questões, como todo adolescente.
Sds,

Exibições: 35

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço