Orquestra Sinfônica de Teresina - Concerto Natalino 2008



A Orquestra Sinfônica de Teresina (OST), sob a regência do Maestro Aurélio Melo, encarou o desafio de apresentar, no seu tradicional Concerto Natalino, a 9ª Sinfonia de Beethoven ("Coral") aos teresinenses.


Acabo de chegar de uma das apresentações, na Catedral Nossa Senhora das Dores, e resolvi compartilhar com vocês a emoção que senti ao ver/ouvir músicos da minha terra, na quase totalidade jovens, executarem com competência e entusiasmo uma das sinfonias mais difíceis de Ludwig vann Beethoven.


Acompanhou a OST um coral de mais de 80 vozes, entre soprano (16), mezzo (29), tenor 1 (11), tenor 2 (10), baixo (16) e solistas: Lúcia Alvino (soprano), Luana Campos (mezzo-soprano), Ananias Júnior e Aislan Leal (barítonos) e José Ailton (tenor).








Maestro Aurélio Melo: "... É prazeroso curtir, com a mão-de-obra toda feita aqui, compasso por compasso de uma sinfonia; sentir a importância de cada nota, dançar nos contrapontos rítmicos e melódicos e, principalmente, se emocionar com as montagens sonoras que vão surgindo nos ensaios dessas grandes obras musicais. É de valor imensurável esse tipo de aprendizado...".









A Orquestra Sinfônica de Teresina é mantida pela Prefeitura de Teresina, através da Fundação Monsenhor Chaves.
O Professor José Reis Pereira, presidente da referida fundação, finalizou sua rápida fala dizendo: "Vamos vibrar, exultar e deleitarmo-nos com tão maravilhoso espetáculo. 'Sursum corda' - para o alto os corações"!

E realmente meu coração foi às alturas.

Exibições: 106

Comentário de Rafael Reges em 26 dezembro 2008 às 4:52
Maravilha.
Também estive lá assistindo. Uma beleza só, quase não deu pra ver nada da apresentação: Cheguei atrasado, então tive que ficar de pé aonde já se tinha muita gente amontoada, focando minha visão ora no naipe de cordas, ora no maestro, ora em uma parte do coral - era só o que dava pra ver. Felizmente, para ouvir não tive dificuldades. Cheguei a conversar baixinho durante a apresentação com o professor José Pereira que colocou-se a meu lado pra ouvir a apresentação. Ele só lamentou que as pessoas aplaudissem entre um movimento e outro das obras apresentadas, o que normalmente não é recomendado, mas perfeitamente compreensivel diante do ainda engatinhado passo que damos ante o hábito de apreciar este tipo de arte. Eu mesmo não conhecia esta obra de Beethoven em sua totalidade, e minha visão do maestro estava totalmente encoberta pela quantidade de gente que assistia, todo mundo apludin'o eu também ia até ser entrecortado por Pereira a falar: "nãããoo!" hehehehehe
Espero que parceria com o coral se reedite com outras obras de outros importantes compositores. Apresentação pra fechar com maestria o estado de felicidade geral dos ouvidos dos teresinenses neste ano que passou. Não sei se tivemos um ano tão fértil em apresentações musicais como neste ano.

Abraço grande, professora. Que você tenha tido um feliz natal e que você tenha um ano novo repleto de momentos edificantes.

Comentar

Você precisa ser um membro de Portal Luis Nassif para adicionar comentários!

Entrar em Portal Luis Nassif

Publicidade

© 2019   Criado por Luis Nassif.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço